VERA PESSAGNO
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Nasci em Campinas na segunda metade do século XX, numa época em que a cidade era pacata e muito aprazível para morar e constituir família e história. Vivi a minha infância na bucólica Vila Industrial, bairro tradicional e bastante folclórico.

Cresci, nesse cenário vendo as muitas significativas experiências de vida e, onde, descobri o prazer de ouvir e contar histórias vividas por mim, por minha família e por muitos amigos. Assim comecei a prestar atenção a fatos narrados e vividos, como é agradável escrever, colocar no papel tudo o que observamos e registramos durante nossa existência.

Meus pais eram bem jovens quando nasci, minha mãe tinha 19 e meu pai 21 anos, minha infância foi muito boa e feliz, sem TV, sem Internet, apenas rádios onde se ouvia radionovelas. Aos 11 anos, num colégio tradicional de Campinas descobri, na aula de Música, que tinha voz, naturalmente impostada, e que deveria estudar para aprimorar esse dom divino.

É óbvio que segui os conselhos da gentil professora e sua tão sábia orientação e, assim, foi. Aos 12 anos, no Programa Grande Gincana Kibon, programa familiar nas tardes de domingo na TV Record dei o meu primeiro passo na arte do canto lírico, cantando uma difícil Ária da ópera “La traviatta” de Verdi - “Addio del Passato”, acabei por ganhar todos os prêmios o que me deu mais coragem e entusiasmo.

Comecei a ter aulas de Canto e de Música, estudei na PUC Campinas o Canto Orfeônico de 1960 a 1963, também, segui outros passos estudando Psicologia onde fiz Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado e mais recentemente estudei Musicoterapia onde os conhecimentos da Psicologia se somam à Música.

Já como cantora lírica tenho cerca de 60 anos de atividade, lancei mais de 20 CDS e cantei em boa parte dos cinco continentes, combinando meus afazeres de Empresária do ramo de Hotelaria e, e o prazer de cantar nos inúmeros congressos e simpósios do ramo de turismo.

Participei em algumas operas produzidas no Brasil e colaborei com a Prefeitura de Campinas, minha cidade e com o Estado de São Paulo como Secretaria de Cultura.

Nos últimos anos tenho me dedicado à um programa na TV Comunitária de Campinas e nas rádios FM de Amparo – SP, Brasil AM – Campinas, Comunitária FM de Campinas e MKTV Web onde apresento e faço apreciações sobre músicas eruditas e seus grandes nomes e destaques Escrever, tem sido para mim, uma nova dimensão de vida, algo como a realização de um sonho muito pessoal. Já tenho quatro livros sobre Psicologia e Musicoterapia publicados, e estou a caminho do quinto, com o sugestivo nome: “Crônicas de uma Pandemia” que, ainda, não é o nome definitivo, mas, já está na editora, sendo esse último o primeiro no formato contos.

Livros Publicados

1) Perfil Cultural - 1986

2) Educação Musical - Bases Psicológicas e Ação Preventiva - 2003

3) Educação Musical II - Bases Psicológicas e Ação Preventiva - 2008

4) A Música como recurso terapêutico - 2018

Vera Pessagno

Março 2021