ANGÉLICA SAMPAIO
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Angélica Sampaio é cearense, graduada em Letras e Especialista em Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Escritora, professora de Língua Portuguesa da rede particular de ensino de Fortaleza. Membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) ocupando a 6ª cadeira, que tem como patronesse a escritora Rachel de Queiroz. Membro do PRAETECE (Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará).
Desde pequena apresentou gosto por ler e escrever, habilidades que se tornaram parte da sua vida literária e profissional. Obras da autora: Êxtase (poesias – 1998 e 1999); Antologia Ceia Maior (poesias 1999); Iraguacy, índia do sertão (romance – 2001 e 2016); Os olhos não veem, o coração sente (romance – 2011 e 2014 – Volume 1 da Trilogia Sonhos de Mariella); Amigos de Verdade (conto infantil 2012 e 2016 – Premiado no VIII Edital das Artes da SECULT - Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, na categoria Literatura Infantojuvenil); Olhos para Mariella (romance – 2014. Volume 2 da Trilogia Sonhos de Mariella); Um dedo de prosa, outro de poesia. Antologia da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – 2015; Coleção Vamos Aprender Português – livros didáticos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I. 2016; O cajueiro (Conto infantil – 2016), Coletânea Literária Integração Cultural Interestadual Fortaleza-CE/Mossoró-RN (2016).
Como educadora atua incentivando a leitura e a escrita com o intuito de formar novos leitores e autores por meio de projetos educacionais. Esta condição de fomentadora literária só a faz desejar realizar muitos outros sonhos, inclusive o de fazer crianças e jovens voarem alto através das personagens que povoam suas histórias e por intermédio da imaginação que estas afloram.

ANGÉLICA SAMPAIO
Escritora e Professora
Contato: angelicasampaio13gmail.com