MARIA LUIZA VARGAS RAMOS
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA


Maria Luiza Vargas Ramos nasceu em Alegrete-RS, “lugar onde vive a sua alma até hoje”, em 9 de novembro de 1952. Lá concluiu a Escola Normal Colegial no Instituto de Educação “Oswaldo Aranha” e graduou-se em Letras pela Fundação Educacional de Alegrete, iniciando sua carreira no magistério.
Reside em Florianópolis-SC há quase quarenta anos, onde se pós-graduou em Letras – Literatura Brasileira e lecionou em Escolas e Universidades, estando hoje aposentada.
Doutorou-se na UFRGS na área de Letras - Literatura Brasileira, defendendo teses sobre a dramaturgia de Nelson Rodrigues.
Cronista de jornal durante quatro décadas, vencedora de alguns concursos literários, inicia agora sua incursão em narrativas mais longas, direcionadas ao romance, gênero que representa sua meta principal.
Pertence ao Conselho Acadêmico da área de Letras do Clube dos Escritores de Piracicaba, ocupando a cadeira de número 018 e também à ALPAS, academia de Cruz Alta - RS
Tem dez livros “solo” publicados, além da participação em dezenas de coletâneas e antologias do Brasil e de Portugal.
Sua obra:

Livros de crônicas:
- GAZETEANDO (Ed. De Gaspari – SP, 2007)
- SIMPLESMENTE MARIA (Ed. Alternativa – RS, 2012)
- PIMENTA DE CHEIRO (Ed. Alternativa – RS, 2013)
- NÃO BASTA VIVER (Ed. Alternativa - RS, 2014)
- O TEMPO PASSA (Ed. Alternativa - RS, 2015)

Livro de contos:
- DECIFRA-ME (Ed. Alternativa – RS, 2013)

Literatura infantil:
- A MENINA DO NÃO e outras histórias (Ed. Alternativa – RS, 2013)
- ABRACADABRA (Ed. Alternativa – RS, 2014)
- ELEMENTAR, SENHOR CUPIM! (Ed. Alternativa – RS, 2014)
- BURRO NÃO! ( Ed. Alternativa - RS, 2015)

Mora em Florianópolis-SC e escreve regularmente no blog “Simplesmente Maria” - http://cinquentinhas.blogspot.com, além de publicar crônicas em jornais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.