ROSENI KURÁNYI
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA


Roseni Kurányi é natural de Petrópolis-RJ e mora em Stuttgart, Alemanha, desde 1997. Estudou Psicologia e Fotografia. Seus romances, livros infantis e contos, foram publicados no Brasil e na Europa. A autora é premiada, nacional e internacionalmente por seus trabalhos literários. Em 2012, com outros autores brasileiros, residentes no exterior, recebeu da Brazilian International Press Awards em Londres, o reconhecimento especial por seus trabalhos litérários.

Romancista de coração, Roseni escreve estilos diversificados, como as comédias românticas “ISADORA, minha vida, meu palco” e “ISADORA, o valor da amizade”; uma série de duas novelas literárias ligando uma mesma personagem central. Ou Tardes de Outono. Uma viagem sem volta, romance Juvenil, que trás a tona o tema drogas na adolescencia. Já Reverendo Antônio, é um romance policial, forte, que fala do abuso de poderes de todos os tipos. Sequestro, morte, pedofilia, recheiam a história que prende o leitor do começo ao fim. E, em Uma vida alheia, romance cheio de suspence, conta uma história que vai além do que o título contém em seu significado e que encontra um desfecho que certamente surpreenderá o leitor que estiver pronto a experimentar Uma Vida Alheia. 


Os trabalhos Infantis “Sexta-feira 13”, “O Menino que queria viver na floresta”, “O Burrinho Azul”, “A Menina e a Árvore”, e “Das Mädchen und der Baum” alcançaram ressonância não só no Brasil, mas também em diversos eventos literários como na Alemanha, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália e USA (Nova Iorque)


Apresentado na Bienal do Rio de Janeiro, “A Menina e a Árvore”, que visa a ecologia, é parte do projeto Brincadeira de criança, e recebeu o apoio do Ministério da Cultura, e foi distribuídos gratuitamente a mais de três mil crianças no Rio de Janeiro.
“Das Mädchen und der Baum”, tradução de “A Menina e a Árvore” foi lançado em 2012 pela editora alemã (Papermoon Verlag). O livro recebeu também o apoio das organizações mundiais “Stop talking. Start planting” e “plant-for-the-planet” e além de tomar parte da Feira do livro de Frankfurt 2012, uma das mais importantes do mundo, ainda foi destribuido na feira gratiutamente entre os visitantes, pela organização “Stop talking. Start planting”, que comprou quatro mil livros para serem doado também nas escolas alemães.

A autora também é fã das antologias. Segundo ela, “...é um momento maravilhoso de encontros surpreendentes entre autores...”
Antologia “Du gehörst zu uns - so wie du bist” - Alemanha 2007
Antologia “Frühlings Stimmung(s) Poesie”, - Alemanha 2011
Antologia infantil Bilingue “história pra você dormir 4” - Brasil 2011
Antologia bilíngue “Vozes & Voci” - Itália 2012
Antologia “Raizes” Genebra - Suiça 2012
Antologia “Nos Mulheres” - Brasil 2012

Junto com Jornalista, Solange Fischer-Bernardino, Roseni promove mensalmente em Stuttgart o encontro literário “Hora de Poesia”, Brasilianisches Literarisches Treffen in Stuttgart. Onde recebem brasileiros e alemães interessados em livros, contos, poesias, enfim literatura em geral.

Mesmo escrevendo, exercitando o que mais gosta de fazer, Roseni não deixa de mão o seu hobby: O teatro.
No Brasil foi aluna da atriz e professora de teatro Monah Delacy, fez curso na CAL. Casas das Artes de Larangeiras, no Rio de Janeiro.
Seu conto Juvenil “O Mago das Sete Pedras” foi traduzido, transformado em roteiro para teatro e encenado em Stuttgart em 2007
Também em Stuttgar, encenou ao todo doze peças no teatro amador. Pertenceu durante nove anos ao teatro da escola Bodelschwingschule (Escola especializada para crianças especiais), fez parte do Teatro AG, sob a direção do ator e professor de teatro Ian-Sandro Berner, e com o grupo apresentou a peça “Wo bitte geht’s zur Bühne?” e “LebensSplitter“.

Premiações:
2012 – 9° Concurso literário brasileiro RAIZES — Genebra - Suiça
1ª lugar, com o conto “Cheiro de terra molhada” e
1ª lugar, com a Cronica “O primeiro e o último beijo”

2012 - I° Concurso Literário “VOZES & VOCI 2012 – Milão - Itália
Mensão honrosa categoria ouro, com o conto: “O destino da rosa”

2012 - Focus Brazil Londres - Inglaterra
Recebeu reconhecimento especial na entrega de prêmios da Brazilian International Press Awards em Londres.