SYLVIA ROESCH
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Sylvia Roesch nasceu em Porto Alegre, RS em 1946. É Socióloga pela UFRGS, onde foi professora universitária na área de Administração de Empresas entre os anos de 1976 e 1995. Em 1987, obteve o grau de Ph.D em Administração pela London School of Economics. Em 1996, casou-se com o acadêmico inglês Stephen Wood e passou a residir em Londres, sem no entanto romper sua ligação com universidades brasileiras, onde leciona até hoje na pós-graduação. Sylvia possui um diploma em tradução pelo Institute of Linguists, Londres.

A experiência de ser avó – Sylvia tem duas filhas Daniela e Mariana e quatro netos, Julian, Luisa, Francisco e Isabel – levou-a a se interessar pela literatura infantil. Após frequentar várias oficinas literárias, Sylvia passou a escrever livros infantis e hoje
possui dois livros infantis publicados em 2011, em português, pela Editora Mediação de Porto Alegre: “O mistério da mesa arranhada” e “Vi um bicho genial lá no fundo do quintal”.  "O mistério da mesa arranhada" acaba de entrar na lista de livros  que irão compor o currículo escolar do 3 ano do Ensino Fundamental em 2013 do Estado de São Paulo. Para integrar esta lista, as obras inscritas em chamada pública foram selecionadas e avaliadas pela equipe da Coordenadoria da Gestão da Educação Básica (CGEB).

No Brasil, Sylvia vem contando suas histórias em escolas e em outros eventos. Em Londres, Sylvia desenvolve trabalhos voluntários junto à comunidade brasileira por meio da Associação Brasileira de Projetos Educacionais no Reino Unido (ABRIR). Ela coordena o Projeto Biblioteca da ABRIR que envolve a doação de obras infantis publicadas no Brasil e a criação de eventos culturais para a comunidade brasileira. Além disso, Sylvia conta  histórias  para os brasileirinhos  em bibliotecas e em diversos eventos da comunidade brasileira em Londres.  Ultimamente, Sylvia vem desenvolvendo contações bilíngues (com a colaboração de Maggie Smith e Phil Byrne) de forma a abranger crianças da população local e de outras comunidades imigrantes residentes em Londres.
Em 22 de setembro de 2012, ela foi premiada com o Brazilian International Press Award in the UK 2012, categoria Literatura. A premiação foi concedida pelo Focus Brazil Europa 2012, um evento que reune artistas e escritores brasileiros residentes no exterior.