SILVIA RITA SOUZA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

SÍLVIA RITA SOUZA vem trabalhando há mais de duas décadas com temas fundamentais para o desenvolvimento político do País: educação, planejamento de recursos humanos e desenvolvimento de trabalhos focados na questão da igualdade das mulheres no plano institucional.

Após a formação em educação (tecnologia educacional), na Universidade Católica de Brasília passou a acumular experiência acadêmica com atividades parlamentares, unindo dois campos de saberes que permitiram formar conceitos e desenvolver ideias que passaram a ser traduzidas em textos apresentado aos leitores através dos livros: “A MULHER CANDIDATA – Guia para Disputar Eleições”, lançado em 2008 e “A MULHER CANDIDATA – Competindo para Vencer”, lançado em 2012 e de artigos como “As Mulheres e a Política” publicado pela Fundação Konrad Adenauer Stiftung no livro Diálogo e Intercâmbio entre Partidos Políticos y Sociedad Civil em Mercosur.

Sílvia Rita cursou Política Internacional na UDELAR (Universidade da República do Uruguai), depois de ter concluído especialização em Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos na Associação do Ensino Unificado do Distrito Federal.

Atuou também como professora em universidades particulares do Distrito Federal.

Trabalhou no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, atuando junto a organismos internacionais (Parlamento Cultural do MERCOSUL, Parlamento do MERCOSUL, Parlamento Latino Americano – PARLATINO, UNESCO, União Interparlamentar, UNIFEM, ONU Mulheres e outros), além da formulação de proposições legislativas e assessoramento parlamentar em todas as suas formas.

Participou da equipe de coordenação de Programas de Governos estaduais e municipais.

Participou da equipe de coordenação do Programa de Governo Colaborativo do candidato à presidência da Republica José Serra, em 2010, como especialista na questão de gênero.

É palestrante/facilitadora na temática de políticas públicas com enfoque de gênero, capacitação de candidatas a cargos eletivos, empoderamento da mulher,  redes sociais dentre outras.

Membro conselheira da Women’s Democracy Network-WDN, cujo foco de trabalho é a luta pelo empoderamento da mulher na vida pública, política e econômica em todo o mundo e Conselheira do Programa de Desenvolvimento de Lideranças no Timor Leste, promovido pelo International Republican Institute – IRI.

É ainda membro da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, que trabalha em parceria com a Women's WORLD - Women's World Organization for Rights, Literature and Development, com sede nos Estados Unidos da América e com a RELAT — Red de Escritoras Latinoamericanas, sediada no Peru e atuante nos países da América do Sul e México.