MIRIAN MENEZES
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Nascida em Guaratinguetá-SP, residente em São José dos Campos-SP e contadora de histórias, Mirian Menezes de Oliveira lançou, em 2011, o livro de poesias “O cientista e a poeta”, pela Editora TRIOM, com patrocínio do CETRANS (Centro de Transdisciplinaridade), entidade da qual é membro. O livro, ilustrado por Ricardo Chachá, teve seu formato idealizado pela designer Adriana Caccuri, também membro do CETRANS.

Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação – UBC – Mogi das Cruzes – SP, Mirian Menezes é Especialista em leitura e produção de textos e trabalha como Professora de Ensino Básico na Rede Pública de Ensino. Acadêmica em diversas Academias, dentre as quais da: ACADEMIA JOSEENSE DE LETRAS. É EMBAIXADORA DA DIVINE ACADÉMIE FRANÇAISE DES ARTS DES LETTRES ET DE LA CULTURE. Participou de Vernissage em 2015, no Carrosel du Louvre - Paris - "TRILHA DE OLHARES: VERDE ÓRION", articulando três linguagens artísticas, em trabalho conjunto com Tita Selicani e Gilmar Dueñas. Possui artigos publicados nos anais dos seguintes eventos: 17º, 18º e 19º COLE (Congresso Nacional de Leitura – UNICAMP); II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e I Fórum Latino-americano de pesquisadores de leitura (PUC – Rio Grande do Sul - 2010); CELLIP – Universidade Estadual de Londrina. Realizou comunicações orais em diversos congressos e seminários de leitura.

Contadora de histórias voluntária na 21ª Bienal Internacional do Livro – 2010 - stand da Volkswagen (Projeto Entre na Roda), e na Biblioteca de São Paulo, em 2011, aos domingos, participa de exposição itinerante de fotopoemas, com o fotógrafo Gilmar Dueñas e com as seguintes poetisas Dyrce Araújo, Érika Siqueira, Rita Elisa Seda e Mirian Cris. Com o fotógrafo possui o Projeto "Diálogo de Olhares" (articulação entre fotografias e poemas). 

Mirian Menezes possui poemas publicados em Antologias e textos espalhados pelos seguintes territórios: Brasil, França, Portugal, Suíça, Suécia, Itália e Estados Unidos; participou do Espaço Papo de Autor, no Salão do Livro de Presidente Prudente – SP, em 2011, e do Festival da Mantiqueira – 2012, em São Francisco Xavier, relançando o livro de poesias "O cientista e a poeta". Seu novo livro de poemas "ROTINAS E SURPRESAS - ESPIRAIS DE VIDA" possui o SELO EDITORIAL REBRA e foi publicado pela SCORTECCI EDITORA.