HELENA ARRUDA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Nascida em Petrópolis, RJ, Helena Arruda começou a escrever ainda na adolescência. Escreve poemas, contos e crônicas. Helena é graduada em Letras: Português, Inglês e Literaturas, pela Universidade Católica de Petrópolis (1987); pós-graduada em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes (1999); pós-graduada em Gestão Educacional, pela Universidade Castelo Branco (2007). Mestre em Letras Vernáculas/Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2015), com pesquisa voltada para Literatura Brasileira Contemporânea (Os caminhos da ficção brasileira no século XXI). É também Doutoranda em Humanidades e Artes, com menção em Ciência da Educação, pela Universidade Nacional de Rosário (UNR), Santa Fé, Argentina, onde desenvolve uma investigação na área da leitura/literatura/formação do leitor, com jovens e adultos das camadas populares. Trabalha com rodas de leitura e é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.. Atualmente, Helena Arruda cursa o Doutorado em Letras Vernáculas/ Literatura Brasileira na UFRJ.
Helena Arruda é uma escritora que está sempre em trânsito entre sua cidade natal e o mundo, em busca de suas histórias. Tendo publicado em várias antologias no Brasil e no exterior, Helena teve seu primeiro livro de poemas, INTERDITOS, publicado em 2014, no Rio de Janeiro, pela Editora Batel, concorrendo, pela primeira vez, ao Prêmio Jabuti.
Helena Arruda é também pesquisadora na UFRJ e possui vários trabalhos acadêmicos publicados, além de  trabalhar,  hoje, no seu primeiro romance, ainda sem título, a ser lançado em fins de 2017.