LIGIA DESLANDES
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Ligia Arneiro Teixeira Deslandes nasceu em 18 de agosto de 1961 em Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro. Aos 15 anos veio para o Rio de Janeiro com a finalidade de estudar e concluiu o curso técnico de secretariado na Escola Técnica Candido Mendes.
Aos 17 anos começou a trabalhar como bancária e aos 19 anos após participação ativa no sindicato dos bancários assinou sua primeira ficha de filiação, ajudando a fundar o Partido dos Trabalhadores.
Realizou vários trabalhos comunitários o que culminou com a fundação da Casa de Educação e Promoção Social José Arneiro que presidiu de 1997 até 2003, onde dirigiu trabalhos voltados à promoção social na comunidade em que morava em São Gonçalo, RJ.
Formou-se em Pedagogia em 2004, na Universidade Federal Fluminense e concluiu o Mestrado em Educação na mesma universidade em 2008, no campo do Cotidiano da Educação Popular. Possui especialização pelo SENAC como formadora em educação profissional e especialização pelo Instituto de Tecnologia Social do Brasil em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.
Entrou em 1986 na Petrobras Distribuidora S.A. onde trabalhou em várias áreas, tendo a sua última atuação na área de recursos humanos, de onde saiu em 2004 para assumir a Direção Executiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, como Diretora Administrativa.
Em 2007, participou do Núcleo dos Petroleiros do PT, ajudando a fundar o Setorial de Petróleo e Gás no Rio de Janeiro.
Atualmente exerce o mandato de Diretora Jurídica do SITRAMICO-RJ e leciona no curso de pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro.
É pesquisadora da área de relações no trabalho e cotidiano social e autora do livro: As Lutas Pós-Coloniais dos Trabalhadores do Petróleo – A Construção dos Saberes, Poderes e Práticas no Cotidiano Sindical.