DYANDREIA PORTUGAL
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Dyandreia Valverde Portugal nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1970. Casada, é formada em Pedagogia pela UERJ/RJ, com pós-graduação em Pisco-Pedagogia. É Escritora e Artista Plástica.

Dyandreia teve contato com a literatura ainda jovem, quando escrevia pequenos contos, histórias de suspense e romances policiais. Na época da faculdade, desenvolveu a habilidade escrevendo três livros que não chegou a publicar, mas que serviram de base para diversos trabalhos literários. Hoje, além de contos, crônicas e artigos de jornais publicados, ensaia algumas poesias. Participou de diversas antologias e livros como co-autora.

Com as artes, Dyandreia teve contato desde criança sob a influência de seu pai, Mario Lourenço Portugal. Este amante das artes sempre levava sua filha a leilões, galerias, feiras de antiguidades, etc. Sua mãe, Marita Valverde Portugal, foi a responsável pela introdução à arte propriamente dita quando, anos mais tarde a levou consigo para o seu primeiro curso de pintura.

Em 2000, voltou para a cena de sua infância quando mudou-se para Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos/RJ, para cuidar dos negócios da família. Deste tempo em diante, começou a observar a região de forma diferente, com percepções e sentidos que testou em suas telas e também em seus escritos.

Dyandreia é adepta ao estilo impressionista, utiliza a técnica óleo sobre tela, trabalhando com tinta gorda, para alcançar volume e textura nas suas obras. Busca retratar a natureza como seus olhos podem captá-la, com toda a região servindo de fonte de inspiração.

Além das exposições individuais, nacionais e internacionais, participou de vários Salões renomados e tradicionais exposições, ganhando menções honrosas, especiais e diversas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como melhor obra do Salão. Já participou também, como Convidada de Honra e Jurada em importantes Salões.

Dyandreia foi curadora de Espaço Foyer do Teatro Municipal de Cabo Frio, é Colunista Social e Cultural dos “Jornais Foco Lagos” e "Ponto de Vista"; e é apresentadora do programa de TV "Sem Fronteiras com Dyandreia Portugal". Por conta de todo o seu envolvimento com a Cultura e por projetar toda a Região dos Lagos, além fronteiras, Dyandreia ganhou inúmeras outorgas especiais, Medalhas de Mérito Cultural e Cívico, Moções etc. Além de Acadêmica de Academias de grande representatividade no cenário cultural, ainda detém os importantes títulos como os de Comendadora e Chanceler. É ASSOCIADA ÀS SEGUINTE ENTIDADES: SBBA - Sociedade Brasileira de Belas Artes; ABD - Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais (Diretora); AFBA - Associação Fluminense de Belas Artes (Onde foi Diretora da Comissão Cultural); CICESP - Centro de Integração Cultural e Empresarial do Estado de São Paulo REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras (Representante Setorial) ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO - Chile FRANCE MONDE CULTURE – França Federação das Academias do ACRE (Acadêmica Honorária) InBras-CI – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais LITERARTE - Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos FALARJ - Federação das Academias de Letras e Artes do RJ (Representante Municipal) FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes de SP (Representante Municipal) É MEMBRO DAS SEGUINTES ACADEMIAS BRASILEIRAS: Academia de Artes de Cabo Frio – ARTPOP (Onde foi Diretora) Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – ALeART Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande - AACLIG/RJ (Chanceler), Academia de Letras e Artes de Búzios – ALAB (Diretora) Academia de Letras e Artes Paranapuã – ALAP/RJ (Diretora) Academia de Letras da Mantiqueira/SP Academia de Letras e Artes de Itapira/SP Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito - ABRAHM (Conselheira de Honra) Academia de Letras de Goiás (Acadêmica Honorária) Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências - AMBA Academia de Letras do Brasil de Mariana – MG (Acadêmica Honorária) Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo (Acadêmica Honorária) É MEMBRO DAS SEGUINTES ACADEMIAS INTERNACIONAIS: Academia Preandina de Artes Cultura y Heraldica Académie Arts Sciences Lettres de Paris/França Academia de Valparaiso/Chile (Delegada do Núcleo Brasileiro) Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture (Embaixadora) Academia de Letras do Brasil – Seccional Suíça Académie Internationale De Mérite Et Dévoument Français É REPRESENTANTE DAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES: Representante Municipal da FALASP Representante Municipal da FALARJ Representante Setorial da REBRA Representante Regional da AFBA Embaixadora da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture