EVAN BESSA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Maria Evan Gomes Bessa é cearense nascida no sertão central, mas adora praia e serra. Mora em Fortaleza desde os 07 anos de idade. Teve uma infância com liberdade para brincar, correr, tomar banho de rios e andar atrás dos passarinhos. A natureza sempre foi fonte de inspiração. Quando criança ficava ouvindo seu pai a recitar poesias de Olavo Bilac, Raimundo Correia, Padre Antônio Tomás. Escutava atentamente as histórias contadas pela avó, ficava imaginando e fantasiando um mundo colorido. Como dizia Cecília Meirelles: "A vida só é possível reinventada". 
Graduada em Letras e Pedagogia, com especialização em Literatura Luso-Brasileira e Metodologia da Pesquisa em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Sua experiência como professora inicia-se na Pré-Escola, passando por outros nivéis de ensino, até à Universidade. Ministrou vários cursos para professores, gestores escolares e pessoal de apoio administrativo das Secretarias de Educação do Estado e do Município.
Depois de aposentada, passou a se dedicar à Literatura através da produção de 09 livros Infanto-Juvenis, 03 livros de Poesia, 2 de Ensaio e 2 de Crônica. 
Sócia da Academia Feminina de Letras - AFELCE, cadeira nº36, e da Casa de Juvenal Galeno, ocupando a cadeira nº 62, cuja patrona é a conterrânea Rachel de Queiroz. Pertence à Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB/CE. Atualmente é vice presidente no biênio 2011-2012. Sócia Honorária da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE. Foi agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito pela AFELCE no Dia Internacional da Mulher, pela publicacão do livro infantil "Incêndio na Floresta" através de parceria entre as Secretarias de Cultura e de Educação do Estado do Ceará. Recebeu o Selo Amigo do CEJAI/CE (Comissão Estadual de Adoção Internacional) em reconhecimento à participação da Campanha Brinca Comigo 2006, em benefício das crianças. 
Vencedora do III Concurso Literário Profa. Edith Braga, na categoria Prosa, obtendo o 2º lugar com um conto. Participou de várias antologias e revistas literárias, colabora eventualmede em jornais de Fortaleza. Esteve presente em todas as Bienais do Livro do Ceará com lançamentos de títulos, ou como contadora de histórias e em rodas de poesia.  Tem registro como escritora no Dicionário de Mulheres - Hilda Hübner Flores -2ª Edição - 2011 - Editora Mulheres. Recebeu Diploma de Reconhecimento MULHER PRESENÇA HISTÓRICA, COMO COORDENADORA do Concurso da ALMECE; Foi agraciada pela AFELCE com Diploma HONRA AO MÉRITO - 2013; Classificada em 2º lugar na Categoria Prosa no V Concurso Literário da AJEB com o Conto Arco Íris - 2013; Recebeu Diploma de Reconhecimento MULHER PRESENÇA HISTÓRICA como Palestrante sobre o Centenário de Rachel de Queiroz - ALMECE; Proferiu Palestras na AJEB, sobre o escritor Ferreira Gullar, bem como sobre a escritora Adélia Prado- 2011 e 2012; Recebeu o Diploma de Mulher de Destaque Cultural - AFELCE; Recebeu o Certificado de PATRONA do VII Concurso Literário - 2017 - AFELCE; Membro efetivo da Academia Canideense de Letras e Memória, cadeira nº 36; 2ª Secretária da AFELCE - Biênio 2012/2014 e 2015/2017; Conselheira Fiscal da AJEB - 2018 - 2020; Palestras conferidas às Entidades acimas mencionadas; Participação das Antologias e/ou Policromias da REBRA, AJEB, AFELCE, ALA FEMININA.