GILMA LIMONGI BATISTA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Durante sua carreira acadêmica, vem atuando no magistério, como professora das línguas vernácula e estrangeiras, tanto em universidades particulares quanto federais e estaduais, bem como em instituições governamentais. Como conferencista, pronunciou palestras em Congressos sobre o processo de ensino e aprendizagem com abordagem instrumental, área em que se tornou especialista e na qual defendeu dissertação de Mestrado na Pontífica Universidade Católica de São Paulo.

Por haver sido premiada em concursos literários ou por convites, participou de quatro Antologias entre poesias, contos, crônicas com publicação em jornais e revistas. Como ficção brasileira, publicou o ramance "O céu por entre a renda caprichosa das folhas da Amazônia".

Atualmente reside em Brasília - DF, onde é membro do Sindicato dos escritores de Brasília. Nascida e criada em Manaus, a escritora amazonense discorre predominantemente sobre a mitologia amazônica, como na recriação da lenda do boto - fêmea. É militante da utopia da defesa do verde entremeado de apavoradas vitórias-régias.

Prefere pensar que, na busca pelo seu muiraquitã da felicidade, trocou a Hiléia pelo cerrado de solidão, embora, mesmo lá, continue a gritar para o nada de ninguém, o seu slogan eterno: "SALVEM AS VITÓRIAS-RÉGIAS". Gosta de assumir-se como uma folha que silênciosamente, só chora.

GILMAZÔNIA
gilmalimongibatistagmail.com