MÁRCIA BECHARA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Márcia Bechara, 35 anos, nasceu em Belo Horizonte e mora em São Paulo (capital) há dez destes. Escritora, publicou dois livros – “Alegoria para Dinorah” (Mazza Edições, 1993) e “Casa das Feras” (7Letras, 2007). 

Obteve Menção Honrosa em concursos nascionais como o  Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio 2006 – Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (PR); o Prêmio Nacional Wally Salomão 2006 - Academia de Letras de Jequié (BA) e o Concurso Nacional de Literatura 2005 – Academia de Letras da Grande São Paulo (SP).

Além disso, Márcia é jornalista graduada há 12 anos pela PUC/MG, com experiência em edição de conteúdo e imagens para a web; coordenação de ações para a internet; produção de textos para publicações especiais, livros, jornais, revistas e Web; pauta e cobertura jornalística nas áreas de Cultura, Esporte, Internet, Mercado e Comportamento; produção de TV; assessoria de comunicação (gerente de contas com foco em produto, eventos, saúde, tecnologia, turismo e cultura); criação de projetos especiais e planejamento de comunicação interna.

Como jornalista recebeu o Prêmio Aberje São Paulo 2004 e o Prêmio USP de Comunicação Corporativa 2004, ambos recebidos pelo “Projeto Gambrinus”, desenvolvido especialmente para o cliente AmBev.

É também atriz profissional formada há 14 anos pelo Centro de Formação Artística (CEFAR) do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG) e tem experiência como tal em Minas Gerais e São Paulo, além de performer, autora e locutora. 

Acaba de de encenar "Teatro Mercadoria #1", "Situação Teatral", expressão que lembra e oferece à crítica as idéias do movimento situacionista, que teve em Guy Debord um dos seus principais ativistas. A partir de agora ensaia "Carne", também no repertório da Cia, que discute as relações profundas entre patriarcado e capitalismo, mostrando, através de procedimentos épicos ou "pós-dramáticos", o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil.

Em 2007 foi selecionada para a Mostra Verbo da Galeria Vermelho, mais informações no link:
http://www.agenciaverbo.com/amostra/mostra2007.asp?idioma=pt&id_artistas=173&cursorPosicao=1

Blog: www.marciabechara.blogspot.com
Podcast: www.marciabechara.podomatic.com