ROSILANE DO CARMO ROCHA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA


Rosilane do Carmo Rocha (Rose Rocha), brasileira, nascida em Goiânia, Goiás, em 1961. É Servidora Pública Federal, Pedagoga e Psicopedagoga Clínico-institucional. Escreve poesias, crônicas e contos. Em 2008, publicou seu primeiro romance "Macacos não me Mordem”, lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e na Livraria Cultura Casa Park em Brasília com Talk Show. Participou da Antologia “Le Grand Show des Ecrivaines Bresilienne”, lançada no Salon du Livre de Paris em 2011, pela Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) em parceria com a editora francesa Yvelinédition. Ainda em 2011, participou, com algumas poesias, da Antologia “O Indiscutível Talento da Escritora Brasileira”, publicada pela Rebra em parceria com a Editora Scortecci. Nesse mesmo ano foi convidada a representar a Rebra no Distrito Federal. Em 2012, foi incluída no Dicionário dos Escritores de Brasília. Em outubro de 2012 foi convidada para participar do Talk Show da 21ª Edição do Programa Canto das Letras na TV Câmara, que foi editado e publicado no catálogo da comemoração de aniversário de quatro anos do programa.

Em 2013, publicou o romance “O Corredor de Cetim”, lançado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi de Brasília com um Talk Show. Participou, com um conto, da Antologia “A Literatura das Mulheres da Floresta”, uma obra da Rebra, lançada no estande da Biblioteca Nacional na Feira Internacional do Livro de Frankfurt de 2013. Recebeu o Prêmio Destaque Poético 2013, pela Academia de Letras e Artes de Fortaleza, em São Paulo. Foi indicada ao Prêmio “Diamond of Arts and Education Austrian 2013”, concedido pela Sociedade Cultural Europeia de Belas Artes, ABRASA - Associação Austro Brasileira para Desenvolvimento e Fomento da Cultura, Educação e Integração Social, recebido no Castelo de Cobenzl, em Viena, Áustria, pelo membro da ONU, Dr. Peter Hayder.

Em 2014, participou com um conto da Antologia “Lindas Lendas Brasileiras”, uma obra da Rebra, lançada no aniversário de 15 Anos da instituição realizado na Casa das Rosas na cidade de São Paulo, onde recebeu o Prêmio Excelência Literária. Foi convidada, como formadora de opinião, a participar da Comissão Organizadora do XI Encontro Internacional de Escritoras, realizado em Brasília. Recebeu, no Palacete Laguna, Rio de Janeiro, o Troféu Prêmio Excelência Cultural 2013 da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, que premiou diversos artistas plásticos e escritores por ocasião da passagem de seus 70 Anos. Ainda no Rio de Janeiro, recebeu o Troféu e Diploma Empreendedor do Jornal Sem Fronteiras pela divulgação cultural em Brasília. Tomou posse como Acadêmico Correspondente da Academia de Letras e Artes Buziana, na cidade de Búzios/RJ.