TEREZINHA MANCZAK
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Sagitariana, nasceu sob o signo da paixão e do fogo. Centauro. Sua cor é o azul. Santa Catarina é sua terra, paixão e raízes.

Vive em Blumenau (SC) desde 1980. Escreve, declama, divulga. Reúne, seleciona, edita. Publica em sites, painéis, jornais e revistas. Organiza as Antologias da Coleção Prosa&Verso do Projeto Palavras Azuis, já no quarto volume, onde participam autores brasileiros e do Exterior. Edita a Revista Palavras Azuis, destinada ao público estudantil e que é distribuída na Rede Municipal de Ensino, na cidade de Blumenau. Tem três filhos, Adriana, Patricia e Fernando, e uma neta, Maria Eduarda.

Sócia fundadora da Sociedade Escritores de Blumenau ( presidente 2004) e da Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller ( presidente 2002/2004) . Integra o grupo M.E.L, Movimento de Estudos Literários, criado em 2006. Faz parte da REBRA, Rede de Escritoras Brasileiras e do PORTAL " Cá Estamos Nós" grupo luso-brasileiro de divulgação e produção literária.Representante de Blumenau e Santa Catarina no segundo encontro do grupo, no Rio de Janeiro, em junho de 2006.

Tecelã e instrutora de Tecelagem Artesanal na Fundação Cultural de Blumenau desde 1999, funda em 2006 o grupo "VERBO TECER" ASSOCIAÇÃO BLUMENAUENSE DE TECELAGEM , formado por alunas e ex-alunas de Tecelagem ( Hoje na Casa das Oficinas)


REPRESENTANTE DE SANTA CATARINA COMO CONSULESA DE POETAS DEL MUNDO
Organização de Antologias: ·
Espelhos da Língua ( Concurso Internacional de Conto e Poesia , da Sociedade Escritores de Blumenau) 2000 ·
Antologia Palavras Azuis - Coleção Prosa&Verso, Vol.1- 2002 ·
Antologia Palavras Azuis - Coleção Prosa&Verso, Vol.2- 2003 ·
Antologia Palavras Azuis - Coleção Prosa&Verso, Vol.3- 2004 ·
Antologia Palavras Azuis - Coleção Prosa&Verso, Vol.4- 2005 ·
" UM RIO DE LETRAS II" Antologia em prosa e verso ( Reunião de 64 autores da Sociedade Escritores de Blumenau ) . Editora da Revista Palavras Azuis, ( prosa, poesia, teoria literária e entrevistas)