GRAÇA NEVES
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Maria das Graças Silva Neves, nasceu em Pancas em 02 de agosto de 1949.
Diplomou-se em Licenciatura de Educação Artística / Habilitação em Música pela UNIRIO ;em Graduação de Piano e de Canto pela Escola de Música da UFRJ. Fez Especialização em Educação Musical e Piano, no Conservatório Brasileiro de Música / RJ.

Presidente de Honra da Academia Feminina Espírito-santense de Letras; Presidente da ACRIS-Associação Cultural Ricardina Stamato; Diretora-Presidente do Centro Musical Villa-Lobos; Membro da Academia Espírito-santense de Letras, cadeira nº23;Membro Titular da Academia Nacional de Música - Cadeira No.25;membro da Academia Feminina de letras/ES, cadeira nº 7Membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES, membro da AEI-Associação Espírito-santense de Imprensa, membro da AJEB-Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil no ES; Professora Emérita da FAMES-Faculdade de Música do ES.

Autora dos livros: Graça que graça, a Vida-1990; Variações sobre o mesmo tempo-1996; Sibila e a Escada Musical-1996; Coral dos Ventos-1996; Trevo de Quatro Folhas (parceria)1998; Viveiro do Silêncio-Le Vivier du Silence (português-francês)-2000, Artes e Letras Capixabas -2003 e organizou Trilogia Musical-2004.

Escreveu inúmeros artigos para as revistas da Funarte, das Academias as quais pertence e para o Jornal A Gazeta como crítica de música erudita.

Títulos e honrarias: Medalha Villa-Lobos diploma de serviços prestados em prol da Cultura Brasileira-UFRJ; Cidadã Vitoriense –Câmara Municipal de Vitória, Medalha Câmara Cascudo-UBE, Título de Patrimônio Cultural do ES, medalha da Câmara Municipal de Fundão-Portugal, pela sua participação como jurada na Academia de Dança e Música de Portugal,Musicista do Ano/2005 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina –Seção Brasil.