JAMILE DO CARMO
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Jamile do Carmo nasceu no município de Cruz das Almas-BA em 21de dezembro de 1972. Já cedo revelou interesse pelas artes plásticas e pela escrita, dualidade que a acompanhou por muito tempo, desde que começou a ilustrar os pequenos livretos que escrevia quando criança. Entre o curso de Letras e o de Artes Plásticas, enfim decide-se pelo segundo e em 1993 ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde se concentrou nas áreas de restauração e história da arte. Em seguida, pósgraduou-se pelo Instituto Olga Mettig em Metodologia do Ensino e, após, seguiram-se mais dois anos de Mestrado em Artes Visuais na UFBA com o tema: arte, religião e identidades culturais.
Profissionalmente, atuou como professora de arte-educação nos ensinos médio e fundamental em escolas da rede pública e particular de ensino, em Salvador.
Trabalhou ainda no IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como professora substituta na Escola de Belas Artes (UFBA) e no curso de Pedagogia da UNEB (Universidade Estadual da Bahia). Realizou cursos de extenção,
exposições individuais e coletivas, além de publicações nas áreas de arte. Seus contos e poemas são parte integrante das exposições que realiza, pois a arte é entendida como uma linguagem e a estética, uma retórica.
Desde 2003 vive em Nurembergue, Alemanha, onde trabalha como restauradora e artista plástica. É membro da Associação Artística e Cultural de Erlangen (KVE), do CECLAM (Centro Cultural Latino-americano Alemão) e tem vários contos, crônicas e ilustrações publicadas nas revistas Reflejos, Circulando, Brazine e Unterwasser.

A Arte de criar nos faz tatear em trevas, obscuridades até que, como uma bênção infinita, nossas mãos se encontram e desta interação se faz a luz...
           
                                                                                                         Jamile do Carmo