JOSYANNE RITA ARRUDA FRANCO
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Josyanne Rita de Arruda Franco é brasileira, natural de Macapá, estado do Amapá, marco zero no extremo norte do Brasil.
Nasceu aos 21 de fevereiro de 1962.
Cresceu na cidade de Belém, no Pará, casou-se aos dezoito anos e posteriormente se mudou para Uberaba, Minas Gerais, onde concluiu o curso de medicina.
Tem três filhos adultos que a estimulam e apóiam na empreitada da poesia.
Atualmente trabalha na cidade de Jundiaí, São Paulo, ali residindo há 22 anos, exercendo a medicina como pediatra e atuando também em psicanálise clínica.
O interesse pela literatura vem desde a infância, incentivada por seus pais que em casa declamavam poesias de autores consagrados para ela e seus três irmãos.
Seu pai era professor universitário de português, literatura e também atuava como jornalista profissional; sua mâe, dona de casa de inteligência admirável, gostava muito de cantar antigos sucessos e se empolgava com a beleza da arte poética, mantendo cadernos com as poesias prediletas e dizeres filosóficos que sempre coletava do que lia ou ouvia.
Assim, Josyanne começou a escrever na adolescência, mas o grande incremento se deu quando, já adulta, conheceu a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, marco e estímulo para a sua produção literária profissional. Com seus pares, sentiu-se estimulada a escrever e não parou mais.
Apesar de um histórico modesto nas veredas da prosa e da poesia,é fundadora da Liga Sul-Americana de Médicos Escritores; membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores, ocupando a cadeira de nº.41; sócia titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores; eleita Princesa da Poesia pela Academia de Letras e Ciências da cidade de São Lourenço em 2002 e mais recentemente, no ano de 2006, tornou-se acadêmica da Academia Jundiaiense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº.6.
Lançou o livro " Depois que as horas se foram" no ano de 1999, edição da própria autora.
Participou e participa de coletâneas e antologias, revistas literárias, congressos e jornadas médico-literárias, tendo recebido diversas premiações e menções honrosas por seus trabalhos.
Tem no prelo um livro de poesias, outro direcionado ao leitor infantil e um romance ainda em fase de conclusão.
Costuma dizer, quando fala sobre sua composição poética que tem o pensamento no sublime, a vida na realidade e o coração na selva.