HELENA SUT
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

Helena Sut nasceu no Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1969 e reside em Curitiba há oito anos. Autora dos livros: Sonhos e Cicatrizes (Editora Quem de Direito – 2001), Beatriz Navegante e Confissões de uma Barriga (Editora Quem de Direito – 2002), Alfinetes de Lapela (Editora Papel Virtual – 2003), Todas as Ovelhas são Pardas (Editora Quem de Direito – 2003). Apresentou livros na 48ª Feira do Livro de Porto Alegre (2002) e na Bienal do Livro do Rio de Janeiro (2003). Participou da coletânea de poesias Próximas Palavras, lançada em julho de 2002 em Curitiba, além de outras coletâneas no Rio de Janeiro e Brasília.

Escreveu crônicas para a coluna Arte & Cultura da Agência Carta Maior (www.agenciacartamaior.com.br) de março de 2003 a julho de 2007, onde também colaborou com resenhas literárias, principalmente na coluna Lusofonia sobre autores africanos e portugueses lusófonos. Durante dois anos escreveu resenhas literárias para o Jornal Concurso & Carreira em Curitiba (2003 a 2005). Colabora com vários sites literários: Brasil Cultura (www.brasilcultura.com.br), Overmundo (www.overmundo.com.br), entre outros.

Em 2006, escreveu o conto infantil Reino das Costas - O reino encantado do menino Mozart (inédito), baseado em fatos verídicos da infância do compositor. O texto foi adaptado para teatro com o objetivo de estimular o conhecimento de música por meio da sensibilização artística. E a peça teatral Portas Entreabertas, em parceria com o ator Danilo Avelleda e a poeta Marilda Confortin, texto poético sobre o reencontro com a vida de dois seres em situações extremas: um artista de 80 anos que perdeu a inspiração e uma mulher de 30 que acha que está com uma doença terminal. A peça esteve em cartaz no Teatro Edson D’Ávilla de 19 de maio a 1º de julho de 2007, no Teatro Mini Guaíra em 26 de agosto - teatro para o povo - e no Teatro Barracão.

Em 2007, concluiu a novela Diário de Outono. Uma narrativa de exílios que tem como desfecho o reencontro do ser com a sua história e a compreensão da vida.