ROSA BONINI
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Escritora filha de italianos (Bonini) vindos de Castelnuovo Di Garfagnana, Província de Lucca (Itália). Comerciantes, fixaram residência na cidade de Pereiras, Comarca de Conchas, São Paulo, Brasil. Passou a infância e juventude na cidade de Itapetininga,Estado de São Paulo, onde formou-se professora. Veio para a capital paulista, formando-se em: pedagogia, administração escolar, psicologia, sociologia, e orientação educacional. É Técnica em Educação, ensino de 1º e 2º Graus.

É uma das fundadoras do Ensino Municipal de São Paulo/Capital. Ocupou cargos na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de SP/Brasil: professora, diretora, orientadora educacional, coordenadora de cursos de literatura infantil e juvenil.

Atuou na Equipe do Projeto Curumim, da TV Cultura, Secretarias de Educação e Cultura do Município de SP, e no Projeto Pesquisa da Secretaria de Educação Municipal de Ensino, São Paulo/SP.

Conferencista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, IV Congresso Brasileiro de Educação Pré-escolar, OMEP/MEC, Porto Alegre, Tema: “Criança hoje, Jovem Ano 2000”.

Pesquisadora e Conferencista Internacional, Educação Comparada Oriente e Ocidente. Pesquisou “in loco”, em Educação e Cultura, por sete países do Oriente. Documentou em livro: “Pelos Portais do Exótico Oriente”, apresentado em Congressos.

Abriu o “1º Fórum sobre Educação”, da Universidade de Direito São Francisco, Pari, SP 1997/98 – Programou e Coordenou a ação Psicopedagógica da 1ª Escola Rosacruz Integrada de Educação Infantil, Curitiba, Paraná (2000, 01, 02, 03).

Conferencista na VIII Convenção Regional RS1, Porto Alegre, de 11 a 13 de outubro de 2001 na CEPUC, com o tema “A Egrégora Rosacruz através dos Tempos - O Despertar da Consciência”.

Coordenou a equipe de tradução e adaptação, implantação e implementação da Ordem Rosacruz Juvenil, Brasil, Curitiba/PR e supervisionou dois filmes educacionais de curta metragem: “ Educação Infantil” e “Existem Seres Sobrenaturais”. 

Conferencista na Faculdade Campos Salles, SP/SP/Brasil. Tema: "A Importância do Lúdico nos Contos de Fada", com Fórum para perguntas, no dia 1º de abril de 2004.

Palestra realizada na UDESC (Universidade Santa Catarina), Joinville. Tema: "Sincronicidade Vida Pessoal, Afetiva e Profissional", com Fórum para perguntas, no dia 20 de junho de 2004.

Conferencista no Clube Engenheiros do Pará, Belém/BR. Tema: "Sincronicidade Vida Pessoal, Afetiva e Profissional", com Fórum para perguntas, no dia 29 de junho de 2004. 

Ministrou Encontro Intrainterativo no Espaço Atrium Nível Universitário. Tema: "21 Mulheres Atendem ao Chamado do Ancião - Mito Andino", nos dias 1º e 2 de setembro de 2007.

Conferência e Fórum na Pousada Camelot, Alto Paraíso, Goiás/Brasília/BR. Tema: "O Sagrado Feminino - Mulheres do Porvir", no dia 8 de outubro de 2007.

Com seus livros ministra Dinâmicas Interativas de Grupos e coordena eventos e conferências de Difusão Cultural, seminários e workshops Brasil e América do Sul.

Membro da UBE – União Brasileira de Escritores e membro da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras.

Publicou mais de vinte obras editadas, inclusive na língua espanhola.

Fundadora da Editora ST5,SP/SP/Brasil, onde edita seus livros e está aberta a proposta de outros autores.