HENRIETTE EFFENBERGER
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Henriette Effenberger, nascida a 29 de junho de 1952, em Bragança Paulista- S.Paulo, cidade onde atualmente reside. Filha de pais desquitados, o que era um estigma dentro da sociedade conservadora de uma pequena cidade do interior, buscou muito cedo refúgio na leitura e, posteriormente, na escrita como canal extravasador de seu sentimento de perda.

Incentivada por sua professora do antigo curso normal, hoje magistério, Madre Edith Bechara, começou a escrever poesias, contos e crônicas, que sistematicamente engavetava, com temor de mostrá-los a terceiros e deixar transparecer a fragilidade de sua alma poética.

Em 1990 participou de seu primeiro concurso literário, patrocinado pelo Banespa - Banco do Estado de São Paulo S.A , empresa em que trabalhou por 25 anos, sendo classificada em terceiro lugar. Com esse incentivo, começou a participar de concursos de poesias, contos e crônicas sendo premiada em inúmeros deles em todo território nacional e tendo seus trabalhos compondo antologia de vencedores, como forma de premiação.

Em junho de 1991 integrou uma comissão que pretendia criar, em Bragança Paulista, uma entidade que congregasse escritores e amantes da literatura. Em fevereiro de 1992, oficialmente foi fundada a Associação de Escritores de Bragança Paulista - ASES - sendo Henriette Effenberger, sócia pioneira, eleita tesoureira da primeira diretoria constituída. Entidade que veio a presidir por duas gestões consecutivas: biênios 98/2000 e 2000/2002. Atualmente é diretora social da ASES.

Em 2002 lançou seu primeiro romance A Ilha dos Anjos, escrito em parceria com a escritora Maria Dulce Naief Kattar Louro.

Como cronista colabora com o jornal Bragança Hoje e com a Revista Qualidade & Vida, ambos de Bragança Paulista.