REGINA LYRA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

A Professora e escritora REGINA de Fátima Almeida LYRA Toscano, nasceu na cidade de João Pessoa, onde fez seus estudos de primeiro e segundo graus, no Instituto João XXIII e no Lyceu Paraibano, respectivamente. Adotou como nome literário: REGINA LYRA.
As raízes da família estão plantadas na cidade de Areia. Pelo lado paterno Britto Lyra; pelo materno Leal e Almeida.
Bacharelou-se pela Universidade Federal da Paraíba, no Curso de Administração. Realizou Curso de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal da Paraíba. Fez Mestrado na UFPB e defendeu sua dissertação de Mestrado, na Área de Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba. Sua vida profissional tem sido dedicada ao magistério na Universidade, tanto no curso de graduação, como na pós–graduação. Desenvolveu em seus alunos o espírito crítico e analítico. Além da necessidade de escrever artigos e publicá-los em revistas especializadas ou em anais de encontros nacionais e internacionais, tanto de pós-graduação como de graduação do curso de Administração. Exerceu alguns cargos na Administração Universitária, tais como: Chefe e Sub-Chefe do Departamento de Administração; Assessora de Extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, onde desenvolveu alguns projetos e escreveu artigos acadêmicos. Assessora de Extensão do Departamento de Administração, onde realizou vários seminários, fóruns, encontros acadêmicos, ciclo de palestras, etc. Também foi Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, por um período de quatro anos. Exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Administração. Coordenou projetos de pesquisa aprovado pela UFPB., CNPq., orientando estudantes para serem pesquisadores, docentes e executivos. Além da dedicação a docência, escreveu textos ligados à área de administração e a questões mais amplas da área acadêmica como a pesquisa, o ensino e a extensão.
Regina é uma profissional determinada e sempre procurou dar o melhor de si. É uma pessoa dedicada e sensível, gosta de estar com a família e os amigos. Quando está com seus alunos esquece horário, seu objetivo é resolver os problemas dos alunos, vez por outra estudantes de outros cursos também a procuram, para pedir um conselho na área acadêmica.
Além das atividades no magistério superior, é poeta e cronista.
Tem cinco livros publicados e um no prelo:
O Livro das Emoções, 1998. Sonhos & Fantasias, 2000. Insensatas Palavras, 2003. Tempo de Encanto, 2004. Pela Editora Universitária (UFPB). Atos em Arte. São Paulo: Ed. Scortecci, 2006. Entre_Nós (no prelo) livro a ser lançado na Bienal de São paulo em agosto.
Participou de várias Antologias e agendas da Associação Docente da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB). 
Antologias:
Talento Feminino em Prosa e Verso, vol. I. Ed. Scortecci: São Paulo, 2002. Coleção Prosa e Verso vol. 2, Ed. Nova Letra: Blumenau, 2003. Tempo de Poesia. Ed.Novas Letras: São Paulo, 2003. Talento Feminino em Prosa e Verso, vol.II. Ed. Scortecci: São Paulo, 2004. I Antologia Portal do CEN. Ed. Modelo:Londrina, 2004. Roda do Mundo, Roda Gigante. Ed. Ottoni: São Paulo, 2004. Antologia Internacional VMD. São Paulo: Ed. Ottoni, 2004. Presente de Natal em Prosa & Verso . Ed. Scortecci: São Paulo, 2004. Roda Mundo. Ed. Ottoni: São Paulo, 2005. Terra Latina. Ed. Zeni Brasil: Curitiba, 2005. O Amor que move o Sol e outras Estrelas. Ed. Scortecci: São Paulo, 2005. Canto Novo. Ed. Zeni Brasil: Curitiba, 2006. Antologia dos Escritores Brasileiros. 2ª ed. Bahia, 2006. Roda Mundo. Ed. Ottoni: São Paulo, 2006. Talento Delas. São Paulo: Ed. Scortecci, 2007. Roda Mundo. São Paulo: Ed. Ottoni, 2007. Antologia Poetrix 2. Salvador COPIGRAF, selo editorial MIP (Movimento de Poetrix Internacional), 2007. O Talento Brasileiro em Prosa e Verso. São Paulo: Ed. Scortecci, 2008.  Antologia Alma de Poeta, no prelo. Publicações em jornais: Correio das Artes, (João Pessoa - PB). Na coluna de Lítero Cutural, Porto Velho-RO. Escreve em vários sites literários.
O seu contexto poético procura levar o eu imaginário para você leitor. Traça a sintonia do sentir. Regina Lyra constrói poemas com uma linguagem contemporânea, seu tempo, sua história. Este é um dos papéis da sua arte. Com um grito amoroso, de protesto, social, busca o comprometimento e a criticidade. Cria o poema, navega na arte poética na procura de temas, denuncia os fatos do seu tempo. Além de transcender a área geográfica do seu Estado, conquistando leitores e admiradores nas grandes cidades do País. Participa das bienais do livro, festivais de poesia, encontros literários nacionais.
Leite, Ascendino. Caracóis na Praia – Jornal Literário (p. 98-100) João Pessoa: Ed. Idéia, 2001, teceu comentário sobre a poesia de Regina Lyra e sua contemporaneidade. 
Reynaldo Valinho Alvarez (RJ) no prefácio do livro Atos em Arte. 2006, afirma que: “ ...... A autora intensifica, neste livro, a feição iterativa de suas composições consagratórias do encontro amoroso. Os "atos em arte" do título geral cabem de vários modos no registro semântico. Aos atos artísticos, aos atos do drama ou da comédia, às ações cometidas sob a égide da técnica, correspondem, também, os atos de amor cantados em textos literários..”
A Vocação Nacional da UBE. 62 anos. Verbetes dos Escritores da UBE. (J. B. Sayeg e Caio Porfírio Carneiro, 2004).
Resenha do livro Atos em Arte publicada na Revista Caliban: uma Revista de Cultura (nº 9 – 2006 p. 112-113). Rio de Janeiro.
Membro titular do Pen Clube do Brasil. Sede na cidade do Rio de Janeiro.
Sócia da União Brasileira de Escritores – UBE, sede na cidade de São Paulo. Associada e representante da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras no Estado da Paraíba, sede na cidade de São Paulo. Coordenadora no Estado da Paraíba do Movimento Internacional Poetrix. (MIP). 
Email: reginalyragmail.com
Sites:
www.reginalyra.net
http://penclubedobrasil.sites.uol.com.br/
http://www.secrel.com.br/jpoesia/reginalyra.html
http://www.ube.org.br/home.php
http://www.rebra.org
http://www.movimentopoetrix.com
http://www.rauldeleoni.org/academia/regina_lyra.html