CHRISTINA BAUMGARTEN
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

PRINCIPAIS ATIVIDADES COMO JORNALISTA E ESCRITORA:
1992
Desenvolvimento do projeto para um jornal cultural em Santa Catarina, coordenando uma equipe de trabalho composta por nomes como: Flávio José Cardoso, Lair Bernardoni, Enéas Athanásio, Lindolfo Bell e Iara Sanches entre outros.
1993
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas do Festival de Inverno de Blumenau, evento que congraçou mais de 1.000 pessoas de todo país, coordenando a secretaria de imprensa com atendimento à profissionais de todo o Mercosul. O trabalho foi novamente realizado em 1994.
1994
Desenvolvimento de um projeto de divulgação da colonização italiana na região junto ao Circollo Italiano di Blumenau, com a elaboração de dois exemplares comemorativos de um informativo distribuído para toda a região (mais de 10.000 exemplares). O trabalho resultou no surgimento da Festitália que já é a 2a. maior festa pública de Blumenau.
Desenvolvimento de um projeto de divulgação do tradicional e centenário Clube Ipiranga de Blumenau, incluindo desde a elaboração de um informativo mensal até a participação no Top de Marketing ADVB como clube revelação no Estado de Santa Catarina.
1995
Assessoria para o Campeonato Panamericano de Xadrez, com penetração na mídia de todo o Mercosul.
Desenvolvimento de um informativo integrando os Sindicatos Patronais do Comércio (Varejista, Atacadista e de Produtos Farmacêuticos) e abrangendo toda a região da grande Blumenau.
Elaboração do roteiro do audio-visual "Veja Blumenau", institucional sobre a cidade de Blumenau distribuído em três línguas (português/espanhol/inglês) para todo o Brasil e outros países.
Desenvolvimento de um informativo dirigido aos usuários do sistema Unimed, o que abrange um universo de quase cem mil pessoas, com elaboração da linha editorial, projeto gráfico e visual e edição exclusiva. Tiragem inicial: 50.000 exemplares.
A convite da diretoria do Guarani Esporte Clube, iniciou a elaboração da história romanceada da entidade, resgatando informações em entrevistas, pesquisas de arquivos históricos e leitura de bibliografia correlata.
1996
Desenvolvimento de um informativo para o Clube Guarani Esporte Clube, dentro de linhas arrojadas e modernas de design e jornalismo.
Assessoria de Comunicação da Uniodonto - Cooperativa de Serviços Odontológicos, com emissão bimestral de um informativo dirigido aos cooperados e usuários do sistema.
Assessoria de comunicação da SERVMED - Sistema de Saúde, com elaboração de informativo dirigido ao público usuário da empresa.
Assessoria de Comunicação do Bela Vista Country Club, com reformulação do informativo do clube e elaboração de cadernos especiais alusivos a acontecimentos marcantes do clube.
1997 e 1998
Sedimentação de um novo conceito de jornalismo empresarial e publicação de house organs, com atuação em inúmeras empresas de Blumenau e região: Uniodonto Cooperativa de Trabalho Odontológico, Anahata Instituto de Auto Conhecimento, Tabajara Tenis Clube, Bela Vista Country Club, Associação Médica de Blumenau, Associação Catarinense da Indústria da Panificação, Associação Brasileira da Indústria Gráfica - regional catarinense, Clinica de Cirurgia Plástica Laércio Cadore, entre outros.
Entrada no mercado editorial de livros, com a edição/publicação dos livros: Namoro, Noivado e casamento - um livro sobre vendas; Círculo Luminoso e Sonhos de Adolescente, além de muitos outros.
Elaboração e defesa de um projeto centrado no resgate da memória da região, através de edições segmentadas narrando a história de empresas, entidades, instituições e personalidades históricas.
1999
Através de uma parceria com a Gráfica Baumgarten elaborou um projeto para o resgate da memória de seu bisavô, Hermann Baumgarten. Do projeto fazem parte uma biografia romanceada de sua vida, texto integralmente elaborado pela jornalista lançado em livro em 1999.
2000
Parceria com a empresa Mogk Equipamentos Industriais de Blumenau para o lançamento de um livro contando a vida de Walter Mogk, um dos pioneiros do cinema brasileiro e fundador do primeiro cinema de Santa Catarina.
Parceria com a empresa Ártico Instalações Industriais para a pesquisa, levantamento e redação da vida de Hubert Schildwachter, fundador da empresa.
Parceria com a FIESC para a elaboração de livro, contando de maneira romanceada toda a trajetória da entidade, desde os seus primórdios. O Livro, denominado "A reinvenção da Indústria Catarinense" foi lançado no final de 2000, em cerimônia na sede da FIESC.
Toma posse como membro vitalício da Academia Blumenauense de Letras.
2001
Parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau para a pesquisa e redação de livro contando a história dos pioneiros fundadores de Blumenau. O resultado é o livro "A Geografia da Esperança" lançado em 2002.
Pesquisa, elaboração e lançamento da biografia de Emilio Baumgart, emérito blumenauense conhecido em todo o Brasil como "O pai do concreto armado."
Parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau para a elaboração de um livro contando a trajetória deste segmento na região do Vale do Itajai. O livro é lançado em 2003.
Parceria com o Tabajara Tênis Clube, de Blumenau, para levantamento da história desta entidade de 144 anos. O livro, já concluído, está em fase de edição.