YEDDA MACEDO SOARES
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Yedda de Macedo-Soares e Silva nasceu em São Paulo (capital).

Filha de Edmundo de Macedo Soares e Silva, militar, carioca, e de Maria José Guedes Muniz, de origem alagoana, nascida no Rio de Janeiro.

Quando criança, sua vida foi marcada pelas viagens e responsabilidades do pai, nomeado pelo Presidente Getulio Vargas para comandar a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda, sendo diretor técnico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

De 1940 a dezembro de 1941, Yedda viveu e estudou em New York e em Cleveland, Ohio.

De 1942 a 1950, estudou no Colégio Sacré-Coeurs de Jésus, no Rio de Janeiro. Em 1951-52, seguiu o curso de Línguas Anglo-Germânicas na PUC do Rio de Janeiro.

Cursou a Escola de Tradutores e Intérpretes da Universidade de Genebra de ouubro 1953 a fevereiro de 1956, na Suíça onde obteve o diploma de Tradutora com menção honrosa.

Na Suíça, conheceu o conde Marc de La Revelière, engenheiro formado e diplomado pela Escola Politécnica de Zurique. Casaram-se em Paris, em 1956, são pais de 3 filhos, Jean, Patrick e Bruno, cidadãos franco-brasileiros que lhes deram 9 netos, 3 meninos e 6 meninas.

Yedda, após casar-se com Marc, viveu 26 anos na França, em Paris, passando as férias escolares dos meninos na propriedade bretã destruída pelos alemães em 1943, de que só conheceu as ruínas. Com as indenizações de guerra, seu sogro construiu a nova casa, muito menor que o velho castelo, tao cáro ao coração de Marc.

Separou-se de Marc (mas foram grandes amigos ate a morte dele em 1980. Os filhos ja eram independentes, Yedda voltou para o Brasil e reside no Rio até hoje. Sua vida franco-brasileira forneceu-lhe a magnífica sensação de pertencer a duas culturas.