ROSAURA PARANHOS
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

                                                       
Rosaura Paranhos é psicóloga e poetisa. Sob a inspiração da leitura do romance Dom Quixote, escreveu dois livros. O de poesias, em fase de conclusão, tem o título provisório de “Dom Quixote e outros Poemas”. O ensaio, intitulado “A Caminho do Super-homem” e subtítulo, “Quixote e Carlitos, dois Símbolos para a compreensão do Homem Atual”, foi concluído após 12 anos de estudo e pesquisa autodidatas. Seu tema principal trata da questão mente-corpo. Gabriel Perissé, reconhecido educador e escritor, recentemente assim o avaliou :
 
“(...) O livro em questão traz uma proposta atraente: compreender o homem contemporâneo mediante a análise de símbolos extraídos da literatura clássica (D. Quixote), do cinema (Carlitos) e das histórias em quadrinhos (Super-homem). Projeto ambicioso, que a autora empreende com a consciência de que se trata de tarefa exigente e complexa (...)”.
Mais adiante, confidenciou à autora:“(...) aprendi muito com a leitura, porque de fato é instigante pensar na situação do homem contemporâneo, cercado de máquinas que amplificam o seu poder e, no entanto, denunciam a nossa fragilidade. Essa idéia é muito rica e repleta de conseqüências. Posso lhe confidenciar que, depois de ler o seu trabalho, passei a olhar automóveis e computadores com outro olhar, e é isso que faz uma leitura ser relevante - influenciar a visão dos outros! (...)”.
 
O livro oferece uma visão original da realidade por tratar os problemas contemporâneos à luz de uma questão que, aparentemente antiga, mostrou-se bastante atual. Principalmente por representar o ponto de vista de uma mulher sobre um problema filosófico, um terreno tradicionalmente masculino.