NILZE COSTA E SILVA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Nilze Costa e Silva nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, tendo vindo morar no Ceará com alguns meses de idade. Ainda na adolescência se apaixonou pela Literatura, lendo os grandes clássicos mundiais. Graduou-se em Administração de Empresas e logo após especializou-se em Teoria da Literatura (1986), pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Começou a escrever aos 16 anos, quando, ainda no ginásio, recebeu um prêmio de redação sobre a Guerra do Paraguai. Daí não parou mais de escrever, tendo estreado na Literatura com o Livro Viagem – Contos e crônicas, que teve o prefácio do consagrado poeta Francisco Carvalho. Quando foi instituído o Prêmio Estado do Ceará, Nilze Costa e Silva sagrou-se em 1° lugar, com a novela no Fundo do Poço (com apresentação do contista Moreira Campos).
Em 2001 fundou o grupo Poemas Violados. Promove sistematicamente a oficina de Escrita Criativa: “Palavras não são vãs”. Integra a Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA), Associação dos escritores e jornalistas brasileiras (AJEB) e é conselheira do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. No cotidiano dedica-se a questões relacionadas aos direitos humanos, tendo escrito vários artigos nesta área em revistas de circulação local e nacional. É colaboradora do Jornal o Povo, de Fortaleza, ex-conselheira do Conselho de Cultura do Estado do Ceará, ex-conselheira do Conselho Consultivo de Leitores do Jornal O Povo.