ELIANA WISSMANN ALYANAK
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA


Escrevo desde meus tempos de ginásio, primeiramente em diários, aos quais se seguiram os cadernos de poesias e redações.
Filha, neta e bisneta de judeus alemães, vindos para o Brasil nos anos 30, sou, com meus irmãos, a primeira geração de brasileiros em nossa família.
Tenho facilidade de aprender línguas estrangeiras e me dediquei ao estudo do inglês, francês, hebraico, espanhol e um pouco de alemão.
Gosto muito de arte, e já dei aulas de arte para crianças, utilizando sucata como meio de expressão.
Aprendi a trabalhar com argila e com concreto celular como materiais para escultura.
Sou casada, temos três filhos e trabalho com meu marido.
Graduei-me Psicóloga.
Trabalhei como voluntária numa escola para pessoas com necessidades especiais, na área de artes, e num serviço de atendimento telefônico de apoio a pessoas que visa a prevenção ao suicídio.
Estudei e pratico o Reiki.
Concluí o Curso Livre de Violão Popular, após sete anos, e já dei aulas de violão popular para crianças.
Em 1998, respondendo a um anúncio de um concurso de poesia, me vi classificada para a edição de uma antologia literária, que foi a primeira de muitas.
As antolologias são trabalhos dos quais muito me apraz participar, pois sendo um trabalho coletivo, juntam a energia, a criatividade e o empenho amoroso de todos os seus integrantes.
Na REBRA estou desde 2000, e participei de todas as edições da antologia "Talento Feminino em Prosa e Verso", pois acredito no fazer literário de todas as envolvidas, na força de nossa arte e na união das mulheres escritoras brasileiras.
Em 2001 lancei "Deliciosamente Apaixonada", em 2004 foi lançado "Urbano Amor Suburbano" em 2005 foi editado "In Tempo" e em 2007 foi publicado O Melhor da Poesia Brasileira 1997-2007 Poemas Inesquecíveis de Eliana Wissmann Alyanak, pela mesma editora com a qual foram editadas minha primeiras poesias, em 1998. Continuo a participar de Concursos, antologias e movimentos culturais que acolhem a poesia.
Fui co-organizadora de um projeto intitulado "Música e Poesia no Parque", realizado no Parque Buenos Ayres, em São Paulo. Este era um evento onde o público assistia a números de música, à declamação de poesias, e as pessoas que nos assistiam, participavam do evento, podiam cantar e declamar suas poesias, ou contar algo que desejassem expor.
Minhas poesias já foram publicadas em jornais literários, em antologias de Concursos, e em antologias de cunho humanitário, que se encontram no Timor Leste, no Vaticano, na ONU, e na Biblioteca de Alexandria.
 A Antologia "Cidades Brasileiras", da qual participei,  foi entregue à Prefeita Marta Suplicy em sua gestão na Prefeitura de São Paulo, em 2004. Recentemente, após a tragédia do terremoto no Haiti, nosso editor, nos propôs escrevermos para que nossa solidariedade se estendesse a esse povo tão sofrido, trabalho que resultou numa nova Antologia, Haiti - Aqui estamos, de 2010. Aos 30 de Janeiro de 2010 fui empossada como Membro Efetivo da ACADEMIA DE LETRAS DE CAMPOS DO JORDÃO, na cadeira de nº 33, sendo Brito Broca o patrono da cadeira. Em 10 de Maio de 2010 recebi a COMENDA POETISA ELIANA WISSMANN ALYANAK da REAL ACADEMIA DE LETRAS; sou filiada à ORDEM DA CONFRARIA DOS POETAS DO BRASIL; recebi o título de DAMA GRÃ-CRUZ da ORDEM SERENÍSSIMA DA LYRA DE BRONZE; em agosto de 2010 recebi ad-referendum da Comissão de Seleção DESTAQUE LITERÁRIO na ANTOLOGIA DE OURO; e alcancei por dez vezes consecutivas o TROFÉU TALENTO POÉTICO BRASILEIRO, sendo agraciada com o título de ACADÊMICO SUMMA CUM LAUDE em 27 de Novembro de 2010. Aos 26 de Novembro de 2010 recebi o COLAR DO MÉRITO LITERÁRIO "HALDUMONT NOBRE FERRAZ", sendo reconhecida como DELEGADA REGIONAL desta Academia. Em 2 de Outubro de 2010 recebi o título de ESCRITOR DA DÉCADA da TABA CULTURAL EDITORA/RJ. Sou associada à UBE, à APPERJ, sou DELEGADA REGIONAL por São Paulo; ao MOVIMENTO virArte; e à FUNDAÇÃO CULTURAL DEL'SECCHI. No projeto da empresa Fiat do Brasil, que realizou um Concurso Nacional de Poesia, intitulado ISTO É O BRASIL, para estudantes do ensino médio, fui uma escritora palestrante voluntária, conversando com os jovens sobre Literatura, com a maior ênfase no incentivo à participação dos alunos no concurso. Participei de um projeto de nome PROJETO REDE, da Editora Nativa, de São Paulo, no qual eram entrevistados(as) escritores(as) num programa de rádio ao vivo, na Rádio Gazeta AM, que também envolvia palestras em escolas públicas versando sobre Literatura. Realizei Oficinas de Poesia em escolas públicas, com classe de alunos de ensino supletivo e particulares, com turmas de pais e alunos. Em 2010 fui entrevistada por SELMO VASCONCELLOS, para a sua coluna LÍTERO-MUSICAL e seu blog. Em 2010 organizei um projeto de oficinas de poesia com jovens, do ensino médio, na cidade de Campos do Jordão, que incluía um concurso de poesias, e na apresentação final, um jogral, que terá continuidade neste ano. Estou coletando o material para uma quinta obra individual de poesias, para este ano de 2011, com o SELO REBRA.