JANICE MARIA DA SILVEIRA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Em 20 de outubro de 1949, Janice Maria da Silveira nasceu em Campo Grande/MS. Quando já morava em Curitiba, teve três filhos: três meninos, hoje adultos. Em março de 1986, assumiu o primeiro e último emprego. Naquele mesmo ano separou-se e não se casou mais.

Iniciou o curso de Direito em março de 1988 e o concluiu em dezembro de 1993. Em 1996 Janice exercia a função de Diretora da Secretaria Judiciária do TRT/9a Região, quando foi aposentada por invalidez, surpreendida por uma doença neurológica ainda desconhecida pela medicina, que a deixou impossibilitada de andar, de manuscrever e de articular direito as palavras. E, assim, Janice se viu induzida a usar um dom que desconhecia ter e que ganhara ao nascer.

Seu primeiro livro, entitulado "É ASSIM" (texto autobiográfico em prosa e verso, ilustrado) foi lançado em maio de 2000. Janice não pretendeu, com ele, estabelecer um estilo literário. Estava escrevendo, como terapia, um misto de catarse por escrito com diário e não pretendia publicá-lo. Ele é chamado, pela autora, de "livro doméstico"...

Janice sabe que tem um dom especial e pretende ser conhecida como uma escritora que é deficiente física e não como uma pessoa deficiente que escreveu sua história.
A escritora Janice continua vivendo em Curitiba e agora tem, além dos três filhos (Ricardo, Eduardo e Fábio), um casal de netos (Bruna e Fábio Alexandre) além da Giovana - a neta postiça que veio para a família com 10 anos, como enteada do filho Ricardo.