NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Meu nome é Nereide Schilaro Santa Rosa. Sou paulista, neta de imigrantes portugueses e italianos, casada e mãe de duas filhas. Fui professora e pedagoga por vinte e cinco anos. Formei-me em matemática, desenho, pedagogia, música e artes, com especialização na USP. Hoje sou escritora, com cerca de trinta livros publicados, em várias editoras, inclusive premiados pela Fundação Nacional do Livro infanto-juvenil e adquiridos pelo PNLD.

Pretendo continuar escrevendo, publicando e divulgando nossa cultura. A minha vida profissional sempre foi direcionada ao trabalho pedagógico, no entanto, atualmente escrevo livros, preocupada com os nossos leitores e o acesso a leitura de uma maneira geral. Quanto aos livros infanto-juvenis, escrevo sobre conteúdos relevantes, utilizando uma linguagem direta, de fácil entendimento e resgatando valores importantes para o desenvolvimento crítico e cognitivo dos jovens. Por exemplo, escrever biografias foi uma das maneiras que encontrei para resgatar nossa história e nossa cultura de tal forma que se possa despertar nos leitores jovens a curiosidade e a proximidade com a vida cotidiana destes cidadãos brasileiros e a importância de sua produção. Cidadãos que construíram nossa arte, como Portinari, Tarsila, Volpi, Guignard, nossa música como Villa-Lobos, Pixinguinha, Carlos Gomes ou então nossa literatura como Machado de Assis e Monteiro Lobato, ou mesmo nossa hist ória como Santos Dumont.

Acredito que produzindo e escrevendo cada vez mais, eu possa estar contribuindo para uma literatura dinâmica e viva, caminho para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, seja por meio da educação e da cultura, seja por meio de sua conscientização crítica.