MARIA CONSUELO CUNHA CAMPOS
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Natural de Porto Quebracho,MS, reside,desde os 8 meses, na cidade do Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Santa Rosa de Lima ( religiosas dominicanas).Graduou-se em Letras (Português-Francês) na atual Universidade Santa Úrsula e é mestra e doutora em Letras pela PUC-RJ.

Professora de Literatura Brasileira da UERJ, nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras, integra também o corpo de pesquisadores do ProAfro-CCS/UERJ .

Ensaísta, poeta e contista.Membro de associações científicas internacionais e nacionais,(International Comparative Literature Association, Associação Internacional de Lusitanistas, Associação Brasileira de Literatura Comparada).

Foi membro do Conselho da Associação Nacional de Pós -Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística e coordenadora do Grupo de Trabalho de Literatura Comparada desta associação; membro dos Grupos de Trabalho A mulher na literatura e Literatura Comparada.

Como co-coordenadora (com Doris Sommer) da 1a parte do 3o volume da obra coletiva "Culturas literárias na América Latina" e autora de um de seus ensaios, integrou o projeto "Rethinking Latin American Literature", da Universidade de Toronto,Canadá, sob a coordenação de Mário Valdés.Publicações no Brasil, Estados Unidos e Canadá. Comunicações, mesas-redondas e oficinas em congressos e seminários no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal,Holanda, Itália.Recebeu prêmios literários nacionais em ficção, poesia e ensaio.Fala inglês, espanhol, alemão e francês.