ANGELA BRETAS
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Natural de Santa Catarina, Brasil, Ângela Bretas sempre gostou de escrever, tendo como hobby escrever fazer poemas e contos. Desde o início de sua vida escolar até o ginásio, Ângela, que estudava em um rigoroso colégio de freiras, o Maria Auxiliadora, recebeu inúmeros certificados por suas redações e poemas, estando sempre entre as primeiras alunas da classe.
Mudou-se para os EUA em 1985 e cursou língua inglesa no Lynn Community College, em Massachussetts.
Lê, escreve e fala inglês e português e possui conhecimentos do espanhol e italiano.
Ângela Bretas é escritora com dois livros publicados e dois no prelo, e atua como free-lance para diversos jornais no Brasil e nos Estados Unidos, trabalhando como colunista e jornalista.
Atualmente reside em Boca Raton - Florida/USA.


EXPERIÊNCIA: Ângela começou sua experiência jornalística sendo editora chefe de um periódico mensal interno circulado dentro do Banco no Brasil em 1983.
Em 1992, já nos Estados Unidos, era colunista da extinta Gazeta Brasileira, editado no Estado de Massachusetts permanecendo até sua última edição em meados de 1994.
No ano de 1992, voluntariou-se para escrever crônicas, efetuar enquetes, reportagens e escrever a coluna social do Brazilian Times, permanecendo como tal até os dias atuais.
Em 1997, resolveu fixar residência na Flórida e foi contratada pelo Brazilian Paper, jornal quinzenal de Pompano Beach, também trabalhando como repórter, colunista e articulista, até os dias atuais.
Em 1998, recebeu um convite do jornal Florida Review, editado em Miami para ser colunista e escrever sobre temas diversos. Como era voluntária e tinha de dividir seu tempo com um curso de Medical/Dental Assisting no Professional Carrier Development Institute, viu-se forçada a desistir de colaborar em 1999.
Colabora periodicamente com o Jornal Correio Popular - RO/Brasil, Jornal da Barra/SC/Brasil, com o Estadão do Norte/Brasil, com a Revista Evidência/Brasil atuando como free-lance e escrevendo sobre temas diversos. Jornais americanos como o The West Boca Times, publicam periódicamente matérias de sua autoria (em inglês).
É colunista do jornal Brazilian Sun de Miami/Florida desde meados de 1999.
Matérias de sua autoria também podem ser vistas em vários sites da Internet, possui um site pessoal que fornece links aos demais www.angelabretas.com.br site credibilizado com o aval da UNESCO com destaque pela qualidade do conteúdo literário e cultural.
Ângela faz parte da diretoria da União de Escritores Brasileiros/ UBE/USA, com sede em Nova York, onde ocupa o cargo de Diretora de Assessoria e Eventos.
É também membro e representante da REBRA - Rede Brasileira de Escritoras nos Estados Unidos. É membro da AVBL - Academia Virtual Brasileira de Letras.