SYLVIA PELLEGRINO
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Sylvia Pellegrino, nome literário de Silvia Regina Pellegrino Freitas da Rocha que nasceu Silvia Regina Pellegrino, segunda filha do casal Antonio Pellegrino e Edith Bodstein Pellegrino, na cidade de Rio Brilhante em Mato Grosso do Sul, aos dezoito dias do mês de agosto de hum mil novecentos e cinqüenta.
Sylvia Pellegrino tem uma infância feliz até os dez anos quando falece seu pai. A mãe vem com os cinco filhos pra o interior do Paraná, onde a escritora conclui o Primário e segue fazendo Ginásio. Quando entra no Normal dá vazão à sua veia literária escrevendo poesias, que jamais foram publicadas, numa forma de descrever sentimentos que a engasgam.
Casa-se pela primeira vez em 1969. Desse casamento tem seu único filho Maurício Antonio Pellegrino Adamowski. Fica viúva e vem para Curitiba, capital do Estado do Paraná. Forma-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1979. Posteriormente é comissionada Procuradora do Banco Central do Brasil e casa-se com Paulo Roberto Freitas da Rocha.
Ao aposentar-se em 1996 resolve dedicar-se exclusivamente ao seu maior sonho: escrever. "A Sacerdotisa" seu primeiro livro é editado primeiramente em dezembro de 1998, com recursos próprios e tiragem de 3000 exemplares. Coloca seu livro à venda em várias livrarias, inclusive na Livraria Siciliano. Esgota em março de 1999 a 1a. edição. Com recursos escassos procura o colega e editor José Ernani de Carvalho Pacheco, da Juruá Editora, e coloca seu livro sob a apreciação dele e de sua equipe.
Em seguida assina contrato de edição de "A Sacerdotisa" com a Juruá Editora.
Com o romance "A Sacerdotisa" recebeu um Diploma de Louvor, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Curitiba, no dia 15 de dezembro de 1998.
O segundo romance, "Alquimia & Transformação", segue a mesma arquitetura de narrativa sutil. Ao seu estilo a autora impregna o leitor de otimismo, amor e coragem, despertando emoção e suspense.
Em 2001 o romance "Alquimia & Transformação" será editado pela Scortecci Editora na forma tradicional de livro papel e editado na forma digital no site Mundo da Inspiração.
O terceiro romance "Isabel - a Imperatriz do Brasil" é uma obra que empolgou a escritora, pois fala de uma personagem histórica de sua terra - a Princesa Isabel -. Não se propõe o romance a ser uma obra histórica, porém mantém o estilo da romancista de ficção. O livro foi editado pela Papel Virtual Editora e foi publicado em novembro do ano 2000, nos formatos digital e papel.
Além dessas obras individuais participou de obra coletiva, a Antologia "500 Outonos de Prosa e Verso - Volume III, após ter ganho o 4º lugar no Concurso Internacional dos 500 Outonos de Prosa e Verso, no gênero conto, dentre as 1469 obras internacionais, com participantes de dez países.
A escritora tem também vários contos como por exemplo Nova Inconfidência, Lembranças Infantis e crônicas como A Dama da Abolição, O poeta e a dor, com os quais participou de concursos e outros mais que pretende juntar num volume único.
Já foi colaboradora da Revista Rio Total no Magazine Cá estamos nós, sob a supervisão do jornalista português Carlos Leite Ribeiro e faz parte da Seção escritores e poetas - Expoentes Contemporâneos, na mesma Revista Eletrônica Rio Total. É colunista do WIDEBIZ - Relacionamentos e Negócios, site coordenado pelo diretor de comunicação da Widesoft Sistemas Ltda., Mário Persona e colaboradora e articulista do BookNews e atualmente foi convidada a escrever no Maytewebsite.
A escritora consta da Enciclopédia de Literatura Brasileira.
É associada à REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, desde setembro de 1999.
Faz parte do Projeto ART & CULT, onde também mantém um endereço virtual - http://www.artecult.com/silviapellegrino/
Em fevereiro/2001 acontece na web o lançamento de seu site pessoal, com toda a sua obra atualizada: http://www.sylviapellegrino.com.br
Vinculado ao seu site pessoal terá outro: http://www.mundodainspiração.com.br
É neste site onde ficará locado o Boletim Cult. Uma revista eletrônica sobre artes e literatura organizada pela escritora e que tem hoje 800.000 leitores na Rede de Internet. Também no site Mundo da Inspiração poderá ser encontrada a sua WEBnovela - O corpo e a consciência - que terá um capítulo por semana. Futuramente essa webnovela se transformará em livro no formato papel, ou seja, o livro tradicional.
A escritora Sylvia Pellegrino reside em Curitiba, no Paraná.