LUCY MITIKO NAKAMURA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

LUCY NAKAMURA
Professora efetiva da rede pública de ensino, pesquisadora sobre literatura oral de Mato Grosso do Sul, escritora.
Graduou-se em licenciatura plena em Letras (UFMS, 1998). Concluiu a especialização em língua portuguesa com a monografia Resistências à leitura: dos problemas sociais ao descaso institucional, orientada pelo prof. dr. Luís Eduardo Ramos Borges (UFMS, 1998). E concluiu o mestrado em teoria literária com a dissertação Literatura oral: as narrativas populares no município de Três Lagoas (UFMS, 2003).
Lecionou na rede municipal de ensino como professora concursada do ensino fundamental (1998-2000) e atualmente leciona literatura e língua portuguesa no ensino médio, sendo professora concursada da rede estadual de ensino/MS.
Já publicou artigos referentes à pesquisa sobre literatura oral em jornais locais, revistas especializadas e capítulo de livro, além de resumos em congressos universitários. Mas estreou como autora de ficção na publicação do conto Pãe, filhos e netos, publicado na revista virtual Varal do Brasil, no especial Cem rosas para você, mulher! por ocasião do dia internacional da mulher em março de 2011, coletânea também divulgada na Suíça pelo Scribd.  Em julho de 2011, também foi publicado o texto "Fraquezas", na Revista Varal do Brasil.
A partir de 08/03/2011, a autora tornou-se representante do estado de Mato Grosso do Sul na Rede de Escritoras Brasileiras - Rebra.  
Lucy Nakamura estreou nacionalmente como escritora participando da antologia "O indiscutível talento das escritoras brasileiras" organizada pela Rebra, publicando o seu conto "A cigarra cantadeira" (2011). Em seguida, participou da coletânea "Nossa história, nossos autores", publicando o conto "Pãe, filhos e netos", através da Editora Scortecci (2012) e participou como autora da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no stand da Scortecci e Rebra, na noite do dia 17/08/2012.