ELIANE POTIGUARA
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

ELIANE POTIGUARA em 2005 participou do Projeto Internacional Mil mulheres ao Prêmio Nobel da Paz.
É escritora, professora, formada em Letras (Português-Literaturas) e Educação, 57 anos, é auto- didata em Direitos Indígenas, brasileira de remanescência indígena Potyguara, fundadora da primeira organização de mulheres indígenas no país(GRUMIN/Grupo Mulher-Educação Indígena) e co-partícipe política da criação e evolução do Movimento Indígena brasileiro.

Foi eleita uma das 10 mulheres do ano de 1988 no Brasil, participou de uma década da elaboração da Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra, recebeu o título de Cidadã Internacional pela Comunidade Bah’ai.É membro da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras).

É Fellow da Ashoka e como escritora foi premiada pelo Pen Club da Inglaterra pelo seu livro “A Terra é a Mãe de Índio”. Participou de vários fóruns de discussão a nível nacional e internacional.Foi nomeada Cônsul de Poetas y Escritores Del Mundo,Chile.

Publicou  METADE CARA, METADE MÁSCARA, pela Global Editora.

Atualmente coordena o Projeto Grumin/Rede de Comunicação Indígena e a Rede de Mulheres Indígenas GRUMIN. É diretora do Inbrapi(Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual). É presidente e fundadora da REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS.

Visite o site:
http://www.elianepotiguara.org.br (SITE OFICIAL DA ESCRITORA)
Veja ainda: www.grumin.org.br


E-MAIL: elianepotiguarauol.com.br
grumingrumin.org.br