NEIDE ARCHANJO
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA

Poeta, advogada, psicóloga. Nascida em São Paulo, atualmente encontra-se radicada na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em direito na Universidade de São Paulo e em psicologia nas Faculdades Metropolitanas Unidas, também em São Paulo. Estreou na poesia em 1964, com o livro "Primeiros Ofícios da Memória". Desde então, criou e participou de movimentos como "Poesia na Praça", varais de poesia, espetáculos em teatro, cafés, faculdades, bibliotecas, festivais nacionais e internacionais de poesia e arte. Criou e implantou a Oficina Literária da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian na qualidade de poeta residente, em Portugal. Seus poemas figuram em antologias nacionais e estrangeiras. É considerada pela crítica uma das autoras mais significativas da geração que surgiu na literatura brasileira na década de 60. Em 1980, recebeu da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) o prêmio de poesia. Foi indicada para o prêmio Jabuti de poesia em 1995, pelo livro "Tudo é Sempre Agora". Os poemas de seu livro "Pequeno Oratório do Poeta Para o Anjo" foram gravados por Maria Bethânia. Em 2000 recebeu o prêmio APCA de poesia por "Epifanias".É assessora da Biblioteca Nacional e membro do Conselho Editorial da Revista "Poesia Sempre". 

DEPOIMENTO - Depois de 40 anos de exercício literário, dez livros publicados, um CD de poesia gravado e a vivência de tudo aquilo que Rilke dizia ser necessário para escrever um simples verso, sinto que encontrei um certo ritmo de escrever, uma certa maneira de estar no mundo. Minha poesia sempre foi fascinada pelos grandes temas universais, mantendo-se entretanto em permanente contato com a vida e suas epifanías. 

Minha postura poética mistura-se à minha postura pessoal: luto para alcançar o equilíbrio entre a ação e o sonho e tento fazer da vida um poema vivo onde tudo busca sua integração como partes de um todo. Minha paixão pelo transcendente alia-se à perseguição de um obstinado rigor formal. Creio que cada um dos meus livros traduz essa proposta.