TELMA CASTELLO BRANCO
PORTUGUÊS
TEXTOS
 
TEXTO

A exposição da violência doméstica

O casal trabalhava com a agricultura. Ele era caçador, criador de abelhas, muito trabalhador. Mas, gostava de beber e quando bebia batia na mulher. Ela, quando veio morar com ele era nova e tinha um filho. Tiveram muitos filhos e filhas, um atrás do outro. Chegava do hospital com o bebê e após alguns dias, muito menos de quarenta dias, o marido já a procurava para o sexo. Ela achava que era sua obrigação atendê-lo, mesmo sem disposição e ainda muito dolorida.
Um dia, ele começou a espancá-la em casa e ela correu para a estrada, ao longo da qual ficavam as casas. Muita gente viu e ninguém interferiu. O velho ditado funcionou “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. O filho dela, de quatorze anos, tentou impedir. A raiva do marido virou contra o menino. Como ele apanhou! Um vizinho que passava veio tirar o menino, com medo que morresse de tanta pancada.
Logo depois disso, a mulher foi mandada embora, sem os filhos e filhas. Outra mulher, mais jovem, foi colocada na casa. A primeira mulher, ajudada por uma pessoa da sede do município, decidiu ir ao Juiz para ficar com as crianças. O Juiz definiu que as crianças deveriam ficar com guarda compartilhada. As crianças foram para a casa dela e na primeira vinda para ficar com o pai, ele mandou dizer que não as devolveria. Se ela envolvesse a Justiça novamente, ele a mataria. Ficou apenas com a criança mais nova, que era bebê e estava doente, não indo para a visita ao pai. As crianças sentem sua falta, mas têm muito medo do pai. As meninas foram tiradas da escola em que estavam estudando. Os meninos trabalhavam pesado no roçado e não tinham energia para ir à escola. A madrinha de uma das meninas perguntou se ela queria ir morar na cidade, mas com toda a dificuldade da vida que levava, não quis ir. A referência dela era o local onde vivia, os irmãos, irmãs, o pai e a esperança de um dia ir morar com a mãe. 
(Histórias de Homens e Mulheres, Telma Castello Branco, novembro de 2007)