NORÁLIA DE MELLO CASTRO
PORTUGUÊS
BIOGRAFIA
 
BIOGRAFIA



Norália de Mello Castro nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil. É escritora, membro da Rebra – Rede de Escritoras Brasileiras, hoje vive em Brumadinho, pequena cidade localizada na Grande BH.

Seu nome é um anagrama do nome de seu pai, Noraldino e Magnolia, que, muitos creem ser um pseudônimo. Mesmo seus pais serem seguidores de Allan Kardec, estudou em escolas católicas licenciando-se em 1964, em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Minas Gerais. Formada, fez vários cursos complementares, como o Curso Livre de Arte da Escola Guinard. Arte foi grande atração por toda sua vida. Também se dedicou ao artesanato e à pintura, bordados e patchwork, atividades que praticava em plano secundário, enquanto ativa na sua profissão de Asistente Social, mas com paixão, depois de aposentada se dedicou totalmente.
Viajar, ler, bordar e escrever foi uma rotina constante, ao logo de sua vida. Não se reconhecia como escritora professional embora tenha escrito desde sempre.
Na década del 80 decidiu ordenar seus escritos e se lançou a competições literárias obtendo dois grandes prêmios dos quais se orgulha. No mais, se dedicou ao traballho social, até aposentar-se.

Ter recebido dois grandes premios a motivaram continuar escrevendo, mas ser escritora de gaveta continuava molestando-a.  A escritora Joyce Cavalccante, presidente da Rebra,  a estimulou a publicar seus textos, escritos ao longo dos anos, e apresentá-los aos literatos.  Um grande desafio se realizava!

O computador tem sido seu amigo e companheiro para esta realização. Diante de limitações físicas, encontrou forças para criar mais textos.

Em 2010 conheceu a REBRA-Rede de Escritoras Brasileiaras e passou a publicar seus livros pelo SER-Selo Editorial Rebra/Scortecci. E a partir de então, outros trabalhos vieram.

Onde deseja chegar com a literatura? Não o sabe. Sabe que está viva e feliz escrevendo seus textos, disposta a retirar das gavetas muitos escritos que ainda estão lá.

Norália não se sente capaz de transformar o mundo ou as pessoas, nem tampouco o quer. Seus desejos se baseam comunicar-se e o faz a través de seus escritos.
Há mais de dez anos associou-se ao grupo virtual LOVE QUILTS BRASIL, entldade que se dedica a oferecer bordados em colchas, para crianças com sérias doenças.
Norália quer seguir escrevendo por toda sua vida e deseja possuir condições físicas e morais para continuar escrevendo. Quer estar com sua filha Daniela, o centro de sua vida, sem esquecer-se de seus parentes: irmãos, sobrinhos netos e, enquanto a Mãe Terra lhe permitir, quer seguir como pessoa eclética que é, lúcida, não importando as limitações físicas.