NAIDE GOUVEIA
PORTUGUÊS
BIBLIOGRAFIA
 
BIBLIOGRAFIA

Naide Maria Saraiva de Gouveia nasceu em Natal. Aos cinco anos participou do seu primeiro momento teatral na peça Estrela do Céu, e a partir dos sete anos se interessou por poesias, quando foi treinada em decorar as poesias de Olavo Bilac, como: Ouvir estrelas, A boneca, e Velhas Árvores, para serem declamadas sempre às quintas-feiras, no momento cívico dos escoteiros e bandeirantes do Grupo Escolar Padre Miguelinho. Aos dezessete anos começou a lecionar na Escola Paula Francinneti e aos dezoito ingressou definitivamente no quadro de professores da Rede Estadual de Ensino e logo em seguida na Rede Municipal de Ensino.
Concluindo o curso pedagógico no Instituto Kennedy, lecionou em dez Escolas Públicas, graduando-se em Serviço Social, e exercendo vários cargos públicos, que lhe deram uma vasta experiência em lidar com público. Fundou o Serviço Social -Médico da Maternidade Escola Januário Cicco, chefiou o Serviço Social Medico do Hospital Walfredo Gurgel, e o Serviço Social da Casa de Parto de Dix Sept Rosado, o Serviço Social do Centro de Saúde de Candelária, e da Banorte Crédito Imobiliária. Exerceu o cargo de Diretora de Prevenção contra a Marginalização do menor DIPREME e foi Orientadora Familiar da BEMFAM, se destacando como conferencista sobre Planejamento Familiar, para mulheres das comunidades pobres. Sempre preocupada com o bem-estar da juventude, fez 101 conferências para estudantes do segundo grau, em especial os alunos das Escolas : Ferro Cardoso e Winston Churchill, onde centralizou a sua preocupação em formar uma consciência científica e despertar neles o interesse pelo hábito da leitura. Em 1981 escreveu o seu primeiro livro de poesias intitulado: Bate Coração. No mesmo ano escreceu o livro de prosa: Mosaico.

Em 1983 escreveu: Eco...Ondas de Momento, prosa; em 1984 escreveu: O Assumido Crepúsculo e Pelos caminhos de uma grande emoção...Ternura, prosa; em 1987 escreveu: Força Cigana,prosa; em 1988 escreveu: O Mar ...e o eu trifásico prosa; Em 1997 escreveu: Vidas e passagens de um Deus vivo,prosa ; em 1998 escreveu: Pensares I e Pensares II, ainda em 1998 escreveu: Pensares III (poesias) e Poemas Divinos para os Aflitos do Vestibular. Em 1999 escreveu: Achados Poéticos. Em 2002 escreveu: Um grito de aleluia ou Dor (prosa); em 2004 escreveu: Cartas aos imortais das letras (prosa) e em 2005 escreveu: Ele...O mundo das multidões,prosa. Em 2006 escreveu : A Menina das Montanhas I e A Menina das Montanhas ll, prosa Em 2008 escreveu: O Caçador de Sonhos(prosa) e Descobrindo o amor. Em 2010 escreveu: Letras de ...Instintos Emoções e Sentimentos.
Das obras inéditas : Mais que Guerreira e As Usurpadoras.
Professora Universitária de Metodologia Científica e Sociologia, lecionou na FAL( FACULDADES DE NATAL), e na Academia Superior de Policia Cel Milton Freire na formação no curso de formação de soldados e sargentos da PM Natal, RN.

E membro da União Brasileira de Escritores e da REBRA. Recebeu vários titulos de honra ao Merito, dentre eles o de Amigo da Escola conferido pelo Instituto Ferro Cardoso e pela Escola E. Winston Churchill. Já concorreu dez vezes à uma cadeira na Academia Norte Rio Grandense de Letras e segue insistindo no sonho.