ANGELA BRETAS
PORTUGUÊS
BIBLIOGRAFIA
 
BIBLIOGRAFIA

Crítica e Prêmios




PRÊMIOS , TROFÉUS E PARTICIPAÇÕES

Ângela participou do I Concurso Literário de Boston, em 1997 sendo classificada na categoria poemas.
Ângela foi vencedora do I concurso Literário da Florida em 1998, com sua poesia Menino , evento promovido pela União Cultural Brasileira de Broward. ( Em português) .
Obteve o primeiro lugar num concurso a nível nacional promovido pela Fannie Mae Foundation instituição governamental Americana, concorrendo com 687 participantes de todos os EUA, na categoria redação no ano de 1999, cujo texto deveria exceder 1.500 palavras. ( Em Ingles ) .
The National Library of Poetry, a premiou com um diploma pela seu poema My Fear (Meu Medo) e a convidou a publica-lo na Antologia Americana de Poesias/99.
Recebeu o troféu OSCAR MULHER/98, realizado no Brasil, sob os auspícios da-TVAlamanda -SBT. Evento de gala de grande repercusssão em território nacional . Por divulgar a língua brasileira em terras estrangeiras.
Recebeu o Troféu Comunidade em 1998, em evento promovido pelo Brazilian Paper na Florida.
Foi indicada à receber o Brazilian Press Awards/Miami no ano de 1999.
Participou por dois anos consecutivos da Feira Internacional do Livro de Miami, onde expôs suas obras literárias, 1997 e 1998
Concedeu entrevista ao Programa Marcos César Show/ Flórida - onde divulgou seu livro, 1998
Vencedora do Brazilian Press Award/Miami no ano de 2000 na categoria Jornalismo/Literatura
Foi convidada para programa do SBT (Brasil) para falar sobre seu trabalho (Tergon in Society) 1998
Participou do Programa Mulher da TV Alamanda./Globo - como convidada especial (Brasil) 1998
Concedeu entrevista ao Cultura na TV da TV Amazonas/Record (Brasil) 1999
Participou do Programa Aqui Brasil/Miami - Alvaro de Sá - 2000
Vencedora de Concurso Literário promovido pela Fannie Mae Foundation/2000 - Organização Governamental dos Estados Unidos, onde concorreu com centenas de pessoas de diversas nacionalidades, tendo obtido primeiro lugar e prêmio de $ 500.00 - Única brasileira a obter este êxito. Crônica escrita em Inglês.
Recebeu Diploma de Honra ao Mérito/2000 do site da Internet Cantinho do Poeta/Londres -UK, pela excelência do livro Sonho Amerricano.
Recebeu homenagem no Midia Celebration Night - Flórida /2000 pelo trabalho que efetua junto a comunidade brasileira nos EUA como colunista, jornalista.
Foi vencedora do Brazilian Press Awards 2000, em Miami, na categoria jornalismo. Evento que escolhe através de votação popular as pessoas que mais se destacaram no decorrer do ano em diversos setores culturais, empresariais e políticos nos Estados Unidos.
Recebeu prêmio Troféu Brasil/2001 na categoria jornalismo, evento realizado em Miami anualmente homenageando brasileiros que lutam por manterem a cultura brasileira em terras Norte Americanas.
Foi indicada, através do voto popular, pelo terceiro ano consecutivo ao Brazilian Press Awards de Miami/2001.
Finalista do prêmio ''Eccho of Literature'' com base em Londres/UK, pela editora Rickmarck Publishing.



ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O TRABALHO DE ÂNGELA BRETAS
"Ângela Bretas tem o dom e a garra de quem sabe escrever, principalmente transmitir os sentimentos interiores, próximos do coração..." (Miguel Jorge, escritor)

"A principal qualidade do Sonho Americano é a sinceridade que confere ao livro aquela dignidade que toda a obra séria deve conter."(Antonio Possidonio Sampaio, escritor)

"A experiência da personagem, mesmo sendo contada de uma maneira simples, só tem a acrescentar e serve de inspiração... É um livro que todo imigrante brasileiro deveria ler..."(Fernando Tanajura Menezes, escritor/poeta)

"O livro do ano!" (Brazilian Paper)

"Seu artigo foi sucesso antes mesmo de ser publicado... foi só anunciar que teríamos sua colaboração que choveu telefonemas na redação..." (Editor do Correio Popular/Brasil)

"A autora, com excelência e muito esforço, conduz aquele que ler seus escritos pelo emaranhado de sua transparente introspeção e convida o leitor, de forma inconsciente, a mergulhar no espaço vago de seu próprio mundo introspectivo..." (Edmar Bernardes da Silva, poeta, escritor)

"Ângela Bretas explica as dificuldades e desilusões vivenciadas pelos brasileiros que vão tentar a sorte nos Estados Unidos..." (Diário da Amazônia/Brasil)

"Enfocar a luta dos imigrantes que vão tentar uma vida melhor nos Estados Unidos, este é o objetivo do Sonho Americano..." (Diário do Rio Doce/MG/Brasil)

"Finalmente um livro que descreve o dia a dia dos imigrantes na América." (Brazilian Times - Boston, Ma.)

"O livro é um documento interessante como 'retrato' da vida de muitos brasileiros que imigram para os Estados Unidos." (Revista Plus - Miami, Fl.)

"Sonho Americano é um livro de realismo absoluto, que nos leva ao drama dos que, por idealismo, fogem da América Latina para esse grande país, um celeiro de oportunidades para os jovens que sonham com um futuro e esperam, quase sempre despreparados, desfraldar a bandeira da vitória... Traduzo minha alegria por ter lido este livro. Angela, continue nessa missão de escrever. É uma dádiva de Deus, missão de predestinados!" (Tobias Pinheiro, jornalista, escritor, Cidadão do Estado do RJ, Membro da Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Imprensa, Membro da Academia Brasileira de Letras)

"É um livro muito bem escrito, as palavras fluem com um rio caudaloso..." (Jean-Pierre Barakat - Poeta/Brasil/2000)

"Se Sonho Americano não é a primeira obra de ficção - e com certeza não será o última - narrando os percalços enfrentados por uma imigrante em um país estranho e desconhecido...Lembrando por vezes os filmes neo-realistas de Rosselini e De Sica, e por outras as pinturas impressionistas de Monet e Renoir, a narrativa se divide entre a descrição objetiva de uma experiência singular e as pinceladas muitas vezes esquemáticas que revelam imagens indistintas, estranhas, difusas. A alternância constante do tempo verbal da narrativa, entre passado e presente, acentua a impressão de uma trajetória que ora se apresenta como sonho, ora como pesadelo." (Ricardo Moura Ferreira - jornalista/escritor/Brasil/2001)

OBS: Para interessados em adquirir SONHO AMERICANO, o mesmo esta a venda na AMAZON